Da Redação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Ciranda de Esportes e Lazer Rural promovida em Caucaia do Alto, atinge seus objetivos de proporcionar atividades de lazer e saúde aos moradores da comunidade rural, sejam esportes ou cultura.

A ação aconteceu no dia 26 de agosto, na Praça dos Romeiros.

Cerca de 500 pessoas participaram das diferentes ações propostas, como caminhada campestre, passeio ciclístico, oficina de bijuterias artesanais, torneio de futebol, campeonato de pesca, acupuntura, avaliação odontológica, apresentação teatral e medição de saúde. O tema este ano da Ciranda foi Envelhecer com Saúde.

O passeio ciclístico e a caminhada campestre seguiram trajetos diferentes este ano, em função das obras de duplicação da ferrovia, que não permite mais o acesso de bicicletas na lateral dos trilhos. Apesar do tempo seco e da poeira, os roteiros foram planejados para atender o público que participou, nas necessidades de atividade física. Ambas atividades tiveram acompanhamento e apoio das Secretarias: Saúde, Trânsito, Segurança Pública através da Guarda Municipal e Defesa Civil.

O campeonato de pesca, que ocorreu no Pesqueiro Tijuco Preto, foi bastante disputado, e teve como  ganhadores: 1º lugar - Emerson Ohara Pedruzzi; 2º lugar- Jeronimo Sabino da Silva; 3º lugar - Leandro de Freitas Araujo; 4º lugar - Edinaldo Bezerra da Silva; 5º lugar - Benedito Soares.


O torneio de futebol, na Escola Estadual Roque Celestino Pires, teve a participação de 16 times, que concorreram em 8 jogos disputados e uma final.
A Oficina de Bijuterias Artesanais ministrada pela artista Roberta Lorfuz, ensinou técnicas de macramê, uso de sementes, entre outros elementos, na construção de peças  como pulseiras e colares para cerca de 50 pessoas, em sessões corridas de oficina.

Membros da Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa no Brasil, liderados pelo mestre Dr. Yip Fu Kwan, fizeram atendimento em sessões de acupuntura com foco na melhor idade. Cerca de 77 pessoas foram atendidas das 9 às 13 horas nos ambulatórios montados embaixo do palco da Praça dos Romeiros, com apoio da Secretaria de Saúde. Pessoas chegavam com dor nas costas,  dor de cabeça, entre outros problemas de saúde, e saíam aliviadas e encantadas com as técnicas orientais de medicina.

A Loctudo, parceira do evento, disponibilizou em uma tenda jogos ativos como Wii e X-Box, com esportes a serem praticados com uso de sensores.
A Escola Técnica Vital atuou em sua tenda com alunos do curso de enfermagem na aferição de pressão arterial. A Secretaria de Saúde disponibilizou um jogo para crianças e seus pais, para aprofundar conhecimentos sobre a prevenção à dengue, além do caminhão de avaliação odontológica.

O grupo de teatro Uhu, formado pelos alunos das oficinas de teatro do Ponto de Cultura CEACOTUR da SELVA- Sociedade Ecológica Verde Amarelo, apresentou uma performance clown, que fez muito sucesso entre os presentes à Praça dos Romeiros.

O movimento independente Cultura Cotia também esteve na Praça dos Romeiros, divulgando sua ação pela cultura na cidade de Cotia, nas pessoas de Sandro Doraciotto e Wilson Santana.

O Parque Caucaia, espaço de meditação e ação pela paz participou do evento levando informações sobre o espaço e o  movimento de Cultura da Paz, representado por Beatriz Aguirre.

A Ciranda Rural é uma realização do SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com o Sindicato Rural de Cotia e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo/Departamento de Turismo e apoio das instituições: Secretarias Municipais de Governo, Saúde, Segurança Pública, Esportes, Transportes e Trânsito, Subprefeitura de Caucaia do Alto, grupo de bikers Os PEBA. Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa no Brasil, SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo, Escola de Enfermagem Vital, Escola Estadual Roque Celestino Pires, Loctudo.

Fotos cedidas pelo Depto.de Turismo

 

 

Visitantes Online:

Temos 409 visitantes e Nenhum membro online