Pelo menos 300 pessoas pernoitarão no parque, vindos de várias regiões do Brasil, para um evento organizado pelo MST.

 

Nos últimos dias, moradores da Granja Viana e frequentadores do Parque Cemucam foram surpreendidos com a notícia da cessão de uso do parque para pernoite de centenas de pessoas durante uma feira para promoção de produtos da Reforma Agrária, em São Paulo. Vários foram os questionamentos, entre eles a grande preocupação com a segurança local e do entorno, além da limpeza e manutenção do parque, que é um importante corredor ecológico da região.

Pelo menos 300 pessoas irão pernoitar no parque até domingo. O grupo vem participar da "3ª Feira Nacional da Reforma Agrária", organizada pelo MST. A Feira acontece de 3 à 6 de maio, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Apesar do regulamento do parque estabelecer que o horário de funcionamento é das 06h às 18h, as pessoas chegarão ao parque às 20h e sairão as 06h.

Evento confirmado
Na página da Associação Amigos do Parque CEMUCAM – AAPC, foi publicado um post onde consta a confirmação do pernoite, dada pelo administrador do Parque.

O Conselho Gestor e a Associação deixam claro que não concordam com essa decisão e citam a falta de estrutura local, que não tem banheiros químicos e nem prevê segurança.

"Trata-se de uma feira que será realizada no Parque da Agua Branca para promoção de produtos de assentados pela Reforma Agrária, e estas pessoas participarão deste evento. A solicitação para cessão do parque foi feita pelo vereador Jair Tatto, ao Secretário Municipal Eduardo Tuma que a aprovou.
Tanto o nosso Conselho Gestor, que possui membros eleitos pela comunidade, como a Associação Amigos do Parque CEMUCAM – AAPC, NÃO concordam com esta decisão por que o parque não tem estrutura para receber tantas pessoas. Não estão sendo previstos banheiros químicos e nem reforço na segurança. Como já prevíamos.
Assim recomendamos ao administrador do parque que solicite reforço para policiamento e segurança do parque. Nós da Associação vamos comunicar os órgãos de segurança da região.
Poderíamos ter minimizado os problemas se tivéssemos tido ciência do fato com antecedência...
Mas lamentavelmente não houve tempo hábil para isso.

Associação Amigos do Parque CEMUCAM
Cotia 2 de maio de 2018"

Reclamações
Em uma das vezes em que o Cemucam foi usado para pernoite, o Portal Viva publicou matéria sobre as reclamações recebidas.

O evento, em abril de 2014, foi denominado "II Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude", reuniu cerca de 3 mil jovens de todas as regiões do Brasil. No final, muito lixo e até depredações (saiba mais).

  

Fotos: Arquivo Portal Viva

Visitantes Online:

Temos 383 visitantes e Nenhum membro online