Mais um empreendimento em Cotia tem sido alvo de denúncias de moradores, por conta de desmatamento. Dessa vez o local é atrás da Procotia, no Recanto dos Victors.

"Vocês precisam denunciar essa aberração que estão fazendo com a vegetação aqui, a obra desmatou topo de morro e maçicos de vegetação. Quem autorizou isso???", pergunta um leitor.

"Cotia está sendo loteada e daqui a poucos anos não terá mais nenhuma área verde desse jeito", diz um morador.

Nossa reportagem esteve no local na última sexta-feira(5) e se surpreendeu com o que viu. A área verde fica em uma área de mata já antes conhecida. Estivemos ali há poucos meses, fazendo matéria da explosão de uma caldeira na rua paralela e a área nos chamou a atenção justamente pela beleza do verde.

Dessa vez, infelizmente, o visual foi chocante e nos deparamos com muitas árvores no chão, além de intervenções com inclinação acentuada, desmatamento de vegetação isolada e corte de árvores nativas.

O tamanho da obra realmente chama a atenção e acaba passando despercebida por muitos, pois está em área de mata. O desmatamento está sendo comparado ao ocorrido na Avenida São Camilo, no terreno da Alphaville. Na segunda-feira, o empreendimento também foi citado na reunião mensal do Conselho de Meio Ambiente de Cotia.

Entramos em contato com o empreendedor - Construtora Scopel, que enviou uma Nota de Esclarecimento ao Portal Viva nessa quinta-feira, publicada abaixo em sua íntegra.

Fau Barbosa

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Scopel Desenvolvimento Urbano, empresa com 45 anos de tradição no segmento de bairros planejados, informa que realizou todos os procedimentos necessários e legais para a implantação do projeto “Residencial Reserva do Vitor”, em Cotia, SP.

Trata-se de um loteamento residencial, com área total de 625.968,40 m2, dos quais somente  162.458,62m2, ou 25,95% de sua área total, foram destinados à área de lotes. Uma vasta área de  321.778,85 m2 , ou  51,40% de sua área total, foi reservada para áreas verdes e APPs (Área de Preservação Permanente). O restante foi dedicado a áreas públicas (ruas, calçadas e demais benfeitorias).

O projeto do loteamento foi devidamente aprovado pela Prefeitura Municipal de Cotia, conforme Alvará nº 1239/2010, pelos órgãos Estaduais, inclusive ambiental, conforme Certificado GRAPROHAB nº 294/2010 e registrado no Registro de Imóveis de cotia, às margens da matrícula 101.486, sob nº R.03 em 05 de abril de 2011.

As aprovações foram devidamente emitidas e foi firmado Termo de Compromisso nº 294, conforme Certificado GRAPROHAB citado, o qual está sendo cumprido.

As licenças obtidas foram: “Autorização Para Supressão de Vegetação Nativa e de Árvores Isoladas”, emitida pelo Departamento do Meio Ambiente de Cotia, em  01/12/2008; “Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental – TCRA”, emitido pela CETESB, em 01/03/2011, cujas áreas verdes foram averbadas na matrícula do imóvel objeto do loteamento, sob nº Av 1, em 05/04/2011;  “Termo de Compensação” referente ao pedido de corte de árvores, emitido pela Secretaria do Meio Ambiente e respectiva contratação e pagamento do plano de recuperação ambiental em consonância com as disposições do Município; “Autorização” para abertura da vias do loteamento, emitida pela CESTESB, em 04/03/2011; “Termo de Responsabilidade de Preservação de Área Verde Para Lote”, também emitido pela CESTESB.

Conforme as compensações e melhorias definidas nessas licenças, além de preservar mais da metade do empreendimento, ao final da obra a Scopel estará entregando uma área em melhores condições urbanísticas e ambientais aos moradores e à comunidade do entorno.

Todos os documentos mencionados encontram-se em plena validade e estão à disposição para consulta.  Da mesma forma, a Scopel se coloca a disposição, podendo ser contatada pelo fone 0800-7723080.

Scopel Desenvolvimento Urbano"


Visitantes Online:

Temos 640 visitantes e Nenhum membro online