Da Redação

A Prefeitura de Cotia realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23/1, a inscrição para a primeira ação de castração de animais de 2015.

O bairro contemplado desta vez será o Recanto Suave, no km 22.

 

Os interessados devem fazer a inscrição das 9h às 16h, para que o animal possa passar pelo procedimento de esterilização no final de semana (dias 24 e 25/1).

Ao efetuar a inscrição, técnicos da saúde orientam os proprietários sobre as medidas necessárias para as fases do pré e pós-operatório.

A castração

Por meio de um controle de natalidade e orientação sobre posse responsável, é possível evitar o aumento populacional de cães e gatos e, consequentemente, o abandono dos mesmos.  Atualmente, a medida mais utilizada em várias cidades é a castração de machos e fêmeas, lembrando que também proporciona outros benefícios à qualidade de vida do animal.

Além da esterilização, a castração é o tratamento usual para muitas das afecções ovarianas e uterinas, também é indicada para a prevenção de recidiva de hiperplasia de vagina, bem como para animais diabéticos ou epilépticos, para que sejam evitadas as alterações hormonais. A castração em fêmeas antes do primeiro cio diminui em 90% as chances de desenvolver câncer de mama. Já, em machos, diminui as chances de câncer de próstata. No caso dos felinos machos, a castração também diminui o cheiro forte da urina.

Na campanha de castração realizada pela Prefeitura de Cotia, os cães recebem um microchip com dados do proprietário. Além de facilitar a identificação em caso de perda ou roubo, o microchip possibilita responsabilizar o proprietário caso o animal seja abandonado, atitude considerada crime de acordo com o Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal.

Serviço:

Datas: Inscrições nos dias 22 e 23/1, das 9 às 16h e castrações nos dias 24 e 25/1
Endereço: Rua Monet, 773 - Recanto Suave

Importante: Para inscrever seu animal, basta levar o RG e um comprovante de residência. São permitidas, apenas, duas inscrições de castração por pessoa

Visitantes Online:

Temos 684 visitantes e Nenhum membro online