Da Redação

Nesta quinta-feira (05/11) a Secretaria da Saúde promove no bairro Morro Grande as inscrições para mais uma edição da Campanha de Castração de Cães e Gatos.

As inscrições acontecem na E. M Vicentina Pires de Oliveira, situada a Rua Cachoeira da Graça,14.

Durante o processo de inscrição, a equipe técnica informa os proprietários dos animais sobre os procedimentos do pré e pós operatório.
Todos os meses​ a Secretaria da Saúde promove a Campanha de Castração de Cães e Gatos juntamente com ações de adoção de animais e palestras de conscientização sobre posse responsável. Informações: 4616-6493

Saiba mais sobre a Campanha de Castração de Cães e Gatos realizada pela Prefeitura de Cotia
De maio a agosto, a Secretaria da Saúde promoveu 1.200 esterilizações. Neste período, a ação atendeu aos bairros: Caucaia, Vila Monte Serrat, Stella Maris e Apache. Os dados foram divulgados durante audiência púbica realizada em 30 de setembro, na Câmara Municipal de Cotia.

Em todas as edições, a Prefeitura de Cotia também realiza ações de conscientização sobre posse responsável, controle da procriação, bem como as vantagens do procedimento de esterilização para fêmeas e machos.

Para a coordenadora da Zoonoses, a Veterinária Dra Ana Marina a esterilização é uma forma eficaz e saudável de evitar a procriação indesejada, seguida de abandono e ou maus tratos de animais. Vale destacar que sem os devidos cuidados para evitar a prole sem controle, na média uma fêmea canina pode ter até duas procriações por ano e gerar aproximadamente de 12 a 16 filhotes por ano. Já as felinas podem ter até três partos por ano e conceber até 15 filhotes/ano.

Além do controle de natalidade destes filhotes, a castração possibilita a redução do risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos.  Elimina os casos de gravidez psicológica, o risco do câncer dos órgãos genitais, diminui o risco das fugas e brigas e, entre outros, reduz o hábito dos machos de urinar em paredes e móveis para marcar território.

Visitantes Online:

Temos 589 visitantes e Nenhum membro online