A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no sábado (8/5) a Campanha de Castração de cães e gatos. O Jardim Sandra foi o primeiro bairro a receber a ação, que tem o objetivo de controlar a população animal e divulgar o conceito de posse responsável.

De acordo com Dr. Mauro Hiroshi, responsável pelo Departamento de Zoonoses, foram realizadas 119 cirurgias gratuitas ao longo de todo dia. A campanha de castração seguirá cronograma e critérios técnicos, observando os bairros e regiões da cidade que apresentam maior concentração de animais de rua e semi-domiciliados.

“Antes de um bairro ser atendido, a equipe de Zoonoses visita a localidade e realiza um censo animal, entrevistando os moradores e consultando quantos têm interesse em castrar o animal de estimação”, afirmou Dr. Mauro.

Após a castração, a equipe de Zoonoses entrega aos donos dos animais um kit curativo pós-operatório.

Saiba mais sobre a castração
Estudos demonstram que uma cadela não castrada pode gerar até 67 mil descendentes no prazo de seis anos. Pesquisas estimam ainda que a cada quatro animais abandonados três foram originados em crias indesejadas.

Foi para controlar este crescimento da população animal e evitar problemas de saúde pública que a Prefeitura de Cotia está implantando uma série de ações nos bairros.

Leia mais na matéria do Portal Viva!

Mais informações podem ser obtidas com o departamento de Zoonoses pelo telefone: 4243.7728.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 696 visitantes e Nenhum membro online