A campanha de castração de cães e gatos promovida pela Prefeitura de Cotia, através da Secretaria Municipal da Saúde, já atendeu mais de 1.040 animais de diversos bairros.

A iniciativa começou no mês de maio e já passou pelas regiões do Jardim Sandra, São Miguel, Panorama, Arco-Íris, Vila São Joaquim e Jardim Leonor. De acordo com o Departamento de Zoonoses, os locais foram escolhidos após constatação de que tinham grande número de animais abandonados. “Estamos seguindo um cronograma que observa os bairros que apresentam maior concentração de animais de rua e semi-domiciliados”, afirmou Dr. Mauro Hiroshi, responsável pela Zoonoses.

A campanha de castração tem o objetivo de impedir a reprodução sem controle de cães e gatos, ao mesmo tempo em que leva para os bairros o conceito de posse responsável. “A superpopulação animal causa abandono e maus tratos”.

A cirurgia é feita com anestesia geral e é executada por veterinários habilitados. “O animal não precisa ficar internado e, em alguns dias está totalmente recuperado”, destacou. Após a cirurgia, a Prefeitura entrega ao proprietário do animal um kit curativo pós-operatório para que continue com alguns cuidados em casa.

Nas próximas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde levará a campanha para outros bairros da cidade.

Mais informações sobre a campanha de castração podem ser obtidas com o Departamento de Zoonoses pelo telefone: 4243-7728.

Da Redação




Visitantes Online:

Temos 774 visitantes e Nenhum membro online