Mágica! Essa é a palavra usada por Andréia, a bióloga que acompanhou todo o resgate da tigresa Yamma, resgatada de um circo, por causa de maus tratos. Ela chegou em Cotia nessa quarta-feira(13), recebida pela Associação Ecológica Rancho dos Gnomos.

 

CANSADA DA VIAGEM, YAMMA DESCANSA ENQUANTO AGUARDA A ESCOLTA ATÉ O RANCHO

"É magia pura, é uma sensação maravilhosa, a gente ter a oportunidade, ter a chance de chegar perto de um animal desse, nessa situação. Um animal complicado, grande, perigoso, você poder tirar esse animal de um lugar como aquele sabendo que vai trazê-lo para um lugar maravilhoso como o Rancho, é uma sensação única, por isso que ela é mágica", disse Andréia ao Portal Viva!.

A tigresa, foi resgatada do circo Latino Americano, na cidade de Teresina - Estado do Piauí, e apesar de não participar dos espetáculos há 3 anos, era usada como chamariz para atrair as crianças, sendo exibida pelas ruas das cidades como parte do espetáculo.

"Yamma chegou à Cotia em clima de pop star". Esse foi o comentário de Guidinho Fecchio, dono do caminhão que transportou a carreta de Yamma. Conforme nossa reportagem documentou, a tigresa foi escoltada por batedores da guarda civil em quatro motos e uma viatura, por todo percurso da Raposo - desde a saída do rodoanel - até o Rancho dos Gnomos, seu novo lar.

A operação foi acompanhada e gravada pela equipe do Rancho, e pela imprensa local.

{flv}YAMMA038{/flv}

VÍDEO MOSTRA A ESCOLTA NA RAPOSO

Já no centro de Cotia, moradores da Vila São Joaquim que estavam no ponto de ônibus faziam comentários ao ver o animal passar: "Olha o tigre, devem ter levado ele ao médico", disse uma moça. "Chegou a onça", dizia uma senhora. Outros moradores do bairro, na estrada que leva ao Rancho, corriam ao lado dos carros para vê-la de perto.

Ao chegar ao Rancho, foi feita uma mega operação para descer a carreta do caminhão, e colocá-la onde ficará temporariamente.

Uma incrível cena aconteceu quando Marcos e Silvia Pompeu - donos do Rancho dos Gnomos - subiram no caminhão e foram falar com Yamma. Ela se levantou, foi até eles e lambeu a mão de Marcos, como que agradecendo por salvar sua vida. Foi um momento único e emocionante, onde ficou claro que o amor tudo pode, até mesmo entre um animal selvagem e o homem, desde que exista respeito.

MOMENTOS ÚNICOS DE AGRADECIMENTO POR UMA VIDA DIFERENTE A PARTIR DE AGORA

Uma abóbora foi trazida da viagem, e segundo Kelly e Andréia, é um presente de Yamma para o tigre Bengalinha, um carinho para iniciar o namoro dos dois.

Nos bastidores, os moradores do bairro se aglomeravam no portão do Rancho para ver o "bichano"...

...que já muito à vontade, e tranquila por ser sentir segura e amada, espreguiçou e tomou sol, enquanto aguardava os preparativos para acomodá-la no recinto.

A carreta de Yamma foi então colocada ao lado da carreta onde está Alex, o leão que foi resgatado no ano passado. A reação dos felinos, ao sentir o cheiro um do outro e ao "se verem" pelo vão da lona da carreta de Yamma foi ímpar.

Alex ficou agitado e Yamma, pela primeira vez, nos brindou com um lindo rugido de tigre . Para acalmá-los, Andréia aplicou florais nos dois, enquanto Kelly "dava banho" em Yamma, borrifando água para aliviá-la do calor.

{flv}YAMMA102{/flv}

O LEÃO ALEX E A TIGRESA YAMMA SE VÊEM PELA PRIMEIRA VEZ

No final do dia, por conta da agitação dos dois, a carreta foi levada para a garagem do rancho, "até que os ânimos se acalmem, que se acostumem com seus cheiros, e então eles ficarão perto um do outro novamente", disse Silvia.

Yamma deve permanecer na carreta em que viajou, para que sejam feitos exames e ela possa ser tratada. Só depois que estiver em condições, ela será levada para um recinto maior, ao lado do tigre Bengalinha, para enfim voltar a viver em liberdade, ainda que assistida.

O RESGATE

A equipe que trouxe Yamma para Cotia, dividiu a cabine do caminhão por cinco dias. Claudinho - motorista, a bióloga Andréia, e a veterinária Kelly, foram os grandes heróis desse resgate. Num percurso de mais de 3 mil kms, eles passaram por estradas ruins onde precisavam diminuir o ritmo. Nas estradas boas, o sol era escaldante, e foi preciso fazer várias paradas para molhar a tigresa, dar água e mantê-la confortável numa viagem que se tornou mais longa, porém manteve estabilizado o quadro de saúde do animal.

NOSSAS HEROÍNAS NOS MOSTRAM O KIT VIAGEM: BORRIFADOR ERA USADO O TEMPO TODO

Yamma durante o percurso, era alimentada com frango, comprado congelado por onde passavam. Uma alimentação totalmente diferente do que a que recebia no circo. Segundo depoimentos, os próprios proprietários do circo contaram que a alimentavam com gatos que pegavam na rua, e em momento algum lhe foi oferecido carne de boi.

Mas o trabalho que se iniciou no resgate do animal, pode mudar a vida de Yamma. Todos estão esperançosos e contaram ao Portal Viva!, sobre essa experiência incrível.

"É gratificante", disse Andréia. A biológa, que trabalha com radiestesia, nos contou que ao chegar no Piauí, nas dependências do circo, fez um gráfico. Todas as pessoas do Ibama e as pessoas da Ong diziam que a tigresa não levantava. Andréia chegou a comentar com a veterinária Kelly que estava muito preocupada, achando que ela iria morrer no caminho, pois segundo informações, ela não levantava há vários dias, não estava comendo, estava fraquíssima.

E num relato emocionante, ela contou o que aconteceu: "Nós chegamos na frente da jaula e antes que tirássemos o floral para aplicar nela, ela levantou. Eu ainda perguntei para o pessoal: vocês não falaram que ela não estava levantando? e eles confirmaram que não. Então ela já estava esperando o resgate. A conexão é muito forte, os felinos são muitos sensíveis", comentou. "Ela levantou, e mesmo sem enxergar,  conseguiu achar a saída da carreta onde estava, passou para a nossa carreta e veio feliz. Ela rola na carreta, ela fica ronronando, então graças à Deus, através do Rancho, eu e a Kelly que somos profissionais, pudemos fazer essa coisa maravilhosa. É único!", falou sorrindo.

Segundo Andréia, a tigresa corre ainda uma série de riscos, por causa das condições em que se encontra. Ela está debilitada, está muito cansada, está ofegante, cega, a membrana (almofadinha) da pata dela está descolando por que ela não andava. "No caminho, ela passou a andar, pois parávamos, limpávamos a carreta, fazíamos ela se movimentar para colocar feno limpo, alimentação correta, então ela passou a se movimentar mais. Agora, só com alimentação, eu acho que ela já vai melhorar bastante," relatou. Yamma entrará agora num processo de exames, para saber como está o seu real estado de saúde.

A veterinária Kelly, nos contou que ao chegar no local do resgate, ficou muito apreensiva com a situação, por conta do estado geral dela, e ficou com medo da viagem. E nos dois primeiros dias da viagem também, por que foram momentos de adaptação, sentir o animal e conhecê-lo melhor. Segundo ela, depois do segundo dia passaram a entender como era o "relacionamento" e passou a ser mais tranquilo. "Aprendemos como fazer as coisas com ela", disse Kelly.

"Uma viagem super cansativa, cinco dias de estrada. Mas ao mesmo tempo, uma viagem gratificante, pois em cada parada víamos uma mexidinha de orelha, cada carinha, quando jogávamos uma citronela nela, ela ficava com a barriga pra cima, se esfregando igual gato, então cada momento que a gente vivia assim, fazia com que esquecessemos aqueles kilometros de estrada", contou.

Kelly nos disse que tem uma boa perspectiva para Yamma: "Eu acho que ela vai conseguir se recuperar um pouco, acho que ela sempre vai ser um animal magro, a gente não vai conseguir que ela ganhe muito peso, por causa da idade dela", disse. A tigresa tem cerca de 15 anos e pesa hoje em torno de 100 a 120 quilos, e - de acordo com a veterinária - um animal desse porte normalmente pesa de 240 até 320 quilos, dependendo do animal. "Eu não acredito que ela vá chegar a pesar 200 quilos, por que foram muitos anos de debilidade, o ganho de massa muscular nessa idade não é o mesmo", explicou.

Com relação ao olho que está ulcerado, Kelly declarou: "Apesar de falarem que não tem jeito, eu estou com esperança, já comecei o tratamento, e assim que ela puder ser anestesiada, a gente vai fazer um tratamento mais específico no olho dela, para tentar recuperá-lo", disse.

{flv}YAMMA015{/flv}

ENQUANTO AGUARDAVA PARA SER ESCOLTADA, YAMMA RELAXA

Marcos e Silvia Pompeu, donos do Rancho dos Gnomos, falaram sobre mais um resgate, dessa vez feito do outro lado do País. Silvia Pompeu relatou: "Para nós foi uma grande oportunidade poder amparar e dar suporte para um animal necessitado. Esteja onde estiver esse animal, e tendo condições, o Rancho irá ao seu encontro resgatá-lo", disse Silvia.

"Vale lembrar que o Rancho nunca faz nada sozinho, nós temos os parceiros que possibilitaram esse resgate", disse Marcos. "Com a ajuda desses parceiros, nós estamos prontos para dar uma vida melhor com dignidade e respeito para esses animais, não existe obstáculo", ressaltou.

"Eu gostaria de deixar claro o agradecimento para você, e para toda a mídia que cobriu carinhosamente esse resgate, todo mundo muito empenhado passando as informações enquanto a gente estava lá com a mão na massa, e realmente sem vocês a missão seria pela metade. Obrigada, Fau".

"E chegando em Cotia, como sempre, o apoio da Guarda Municipal, sempre parceira do Rancho, em todos os momentos. E eu quero agradecer à todos, todos os envolvidos direta ou indiretamente, o nosso muito obrigado", disse Marcos.

Com relação aos próximos passos, Marcos relatou:

"A Kelly - veterinária e a Andréia - bióloga, já no caminho vieram analisando o comportamento da Yamma, já medicando, muito floral, muita homeopatia, e agora serão feitos os exames laboratoriais, exames de sangue, para então definir qual será o tratamento, e como nós vamos recuperá-la da melhor forma possível", relatou.

Segundo ele, a tigresa deve permanecer um período na carretinha-transporte para avaliar o estado de saúde dela, e nesse período já estará sendo construído um recinto acoplado ao local onde está o tigre de bengala "Bengalinha", para uma possível união dos dois.

"Nós esperamos que os dois convivam juntos, dois animais da mesma espécie, em um local onde eles tem contato com água, com a terra, num lugar que não é aberto à visitação pública, então eles vão ter um outro tipo de energia, mais tranquila, e nós esperamos que eles fiquem bem", finalizou.

Fau Barbosa

Previsão do Tempo

Cotia Brazil Noite Clara, 15 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:0 am   |   Anoitece: 6:3 pm
87%     17.7 km/h     30.816 atm
Tempo na semana
QUA Min: 12 °C Max: 26 °C
QUI Min: 13 °C Max: 28 °C
SEX Min: 15 °C Max: 29 °C
SAB Min: 16 °C Max: 31 °C
DOM Min: 15 °C Max: 20 °C
SEG Min: 15 °C Max: 19 °C
TER Min: 15 °C Max: 24 °C
QUA Min: 13 °C Max: 27 °C
QUI Min: 15 °C Max: 30 °C
SEX Min: 16 °C Max: 26 °C
Barueri Brazil Bom (noite), 15 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 5:59 am   |   Anoitece: 6:3 pm
86%     17.7 km/h     31.116 atm
Tempo na semana
QUA Min: 13 °C Max: 27 °C
QUI Min: 13 °C Max: 28 °C
SEX Min: 15 °C Max: 30 °C
SAB Min: 16 °C Max: 31 °C
DOM Min: 16 °C Max: 22 °C
SEG Min: 15 °C Max: 20 °C
TER Min: 16 °C Max: 25 °C
QUA Min: 15 °C Max: 28 °C
QUI Min: 16 °C Max: 30 °C
SEX Min: 16 °C Max: 26 °C
Sao Paulo Brazil Bom (noite), 15 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 5:58 am   |   Anoitece: 6:2 pm
90%     11.3 km/h     31.150 atm
Tempo na semana
QUA Min: 13 °C Max: 27 °C
QUI Min: 13 °C Max: 29 °C
SEX Min: 15 °C Max: 30 °C
SAB Min: 17 °C Max: 31 °C
DOM Min: 16 °C Max: 22 °C
SEG Min: 15 °C Max: 21 °C
TER Min: 15 °C Max: 23 °C
QUA Min: 14 °C Max: 27 °C
QUI Min: 17 °C Max: 31 °C
SEX Min: 16 °C Max: 26 °C
Carapicuiba Brazil Bom (noite), 15 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 5:59 am   |   Anoitece: 6:3 pm
88%     11.3 km/h     31.116 atm
Tempo na semana
QUA Min: 12 °C Max: 27 °C
QUI Min: 12 °C Max: 28 °C
SEX Min: 15 °C Max: 30 °C
SAB Min: 16 °C Max: 31 °C
DOM Min: 16 °C Max: 22 °C
SEG Min: 15 °C Max: 21 °C
TER Min: 15 °C Max: 23 °C
QUA Min: 13 °C Max: 28 °C
QUI Min: 16 °C Max: 31 °C
SEX Min: 16 °C Max: 26 °C
Itapevi Brazil Noite Clara, 15 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:0 am   |   Anoitece: 6:3 pm
86%     17.7 km/h     30.949 atm
Tempo na semana
QUA Min: 13 °C Max: 28 °C
QUI Min: 13 °C Max: 28 °C
SEX Min: 15 °C Max: 30 °C
SAB Min: 17 °C Max: 31 °C
DOM Min: 16 °C Max: 23 °C
SEG Min: 15 °C Max: 21 °C
TER Min: 16 °C Max: 26 °C
QUA Min: 15 °C Max: 28 °C
QUI Min: 15 °C Max: 30 °C
SEX Min: 16 °C Max: 26 °C
Embu das Artes Brazil Noite Clara, 15 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 5:59 am   |   Anoitece: 6:3 pm
90%     11.3 km/h     30.983 atm
Tempo na semana
QUA Min: 12 °C Max: 26 °C
QUI Min: 13 °C Max: 28 °C
SEX Min: 15 °C Max: 29 °C
SAB Min: 16 °C Max: 31 °C
DOM Min: 15 °C Max: 20 °C
SEG Min: 15 °C Max: 19 °C
TER Min: 15 °C Max: 24 °C
QUA Min: 13 °C Max: 27 °C
QUI Min: 15 °C Max: 30 °C
SEX Min: 16 °C Max: 26 °C
Vargem Grande Paulista Brazil Noite Clara, 15 °C
Condições Neste Momento
Amanhece: 6:0 am   |   Anoitece: 6:3 pm
84%     17.7 km/h     30.682 atm
Tempo na semana
QUA Min: 13 °C Max: 27 °C
QUI Min: 13 °C Max: 28 °C
SEX Min: 16 °C Max: 28 °C
SAB Min: 16 °C Max: 30 °C
DOM Min: 15 °C Max: 20 °C
SEG Min: 14 °C Max: 19 °C
TER Min: 15 °C Max: 25 °C
QUA Min: 15 °C Max: 27 °C
QUI Min: 16 °C Max: 29 °C
SEX Min: 16 °C Max: 25 °C

Visitantes Online:

Temos 366 visitantes e Nenhum membro online