A Prefeitura de Barueri abriu concorrência, publicada no Jornal Oficial do município em 15 de janeiro, para a construção de um novo Canil Municipal na rua Vera Cruz, bairro dos altos, em um terreno de 3.730 m2.

O moderno equipamento irá substituir o antigo Canil, administrado pelo setor de Zoonoses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Visa), da Secretaria de Saúde de Barueri, que funciona na avenida Anhanguera, 200, sob o viaduto dos Trabalhadores, no centro de Barueri.

A área construída, de 1.190 M2 , será dividida em 4 blocos: (Administrativo) com recepção, secretaria, laboratório e salas de registro e vacinação; (Controle Animal) com compartimentos dotados de espaço para banhos de sol para cães e gatos abandonados e apreendidos nas ruas; (Controle Animal para Adoção) com recepção, sala de apoio, armazenamento de ração e recinto para animais disponíveis para adoção e (Controle Animal para Cirurgias) com recepção, sala de espera, tratamento, farmácia e sala de cirurgias. A obra deverá ser iniciada num prazo de 60 dias após a definição da empresa vencedora da licitação.

“A cidade cresceu e se desenvolveu muito, fazendo com que o nosso Canil se tornasse pequeno e obsoleto. Esse novo seguirá os padrões técnicos adequados de atendimento em zoonoses e vai ser construído em local apropriado para atender bem aos animaizinhos abandonados”, afirmou o prefeito Rubens Furlan.



Canil Municipal
É o local para onde são levados os cães e gatos apreendidos, que são encontrados soltos e abandonados pelas ruas da cidade. Lá eles são vacinados e cuidados por veterinários da Prefeitura. A finalidade é evitar o contato próximo desses bichos com as pessoas, para prevenir justamente a propagação da raiva, sarna, carrapatos e outras doenças que podem ser transmitidas por animais nessas condições aos seres humanos.

Além de abrigar e cuidar de cães e gatos abandonados, o Canil Municipal mantém há 6 anos um programa de adoção e posse responsável de animais e também o serviço de castração e chipagem gratuita. Uma lei municipal, de 2007, obriga os proprietários de cães e gatos do município a providenciar o RGA (Registro Geral Animal), no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, que tem um posto no Ganha Tempo.

Serviço – A Prefeitura dispõe também de um posto avançado da Zoonoses na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 300, Jardim Silveira, que atende das 8 às 16 horas. Os telefones são: 4199-3180 e 4706-1011.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 570 visitantes e Nenhum membro online