Apelidado de ´pássaro de quatro patas´, o Galguinho Italiano é uma celebridade entre as raças italianas, onde seu desenvolvimento pode ser acompanhado através de documentos e esculturas, como a que pode ser visitada no Museu do Vaticano, na qual mostra um cão sentado numa pose aristocrática e graciosa.

Por sua graça e delicadeza, conquistou durante anos um lugar de destaque em várias cortes européias: foi um dos cães favoritos de Frederico I, Catarina de Médicis e Luis XIV. Frederico, o Grande, Imperador da Prússia, tinha um enorme plantel de Italian Greyhound, estimado em pelo menos 30 exemplares. Também na Inglaterra, onde os Galgos sempre foram muito admirados, o Italian Greyhound conquistou uma legião de fãs, especialmente entre os artistas da época, que, provavelmente, conheceram os pequenos galgos em suas viagens à Itália.

No Brasil os Italians Greyhounds - Galgo Italiano ainda são pouco conhecidos mas têm tudo para conquistar o coração dos amantes dos cães de porte pequeno!

O Galgo Italiano é da família dos Whippets e se trata de um cão delicado e sociável. Apesar de ser um galgo, diferentemente do resto da família, é um cão que procura mais constantemente estar junto com seus donos.

Apesar de seu tamanho - mede no máximo 38cm no dorso, é um cão ágil e e deve ter uma estrutura adequada para suportar os arroubos esportistas deste pequeno cão. Sua constituição física e agilidade faz com que possam praticar esportes como o agility. Vários Italians praticam o esporte nos Estados Unidos.

O galguinho italiano tem uma pelagem muito curta e fina, faz com que as escovações não sejam uma necessidade constante. Este tipo de pelagem também faz com que quase não tenham “cheiro”. A higiene do Italian Greyhound é muito simples e um banho eventual é mais do que suficiente.
As cores da pelagem devem ser sólidas, sendo aceitas são o preto, o cinzento-ardósia e todas as tonalidades de amarelo-claro. Pode ainda ter pequenas manchas brancas no peito e nos pés.

Muito alegre e brincalhão, permanece disposto a atividades mesmo quando já é adulto. Seu convívio com outros cães também é bastante tranquilo, mas deve-se tomar cuidado com as diferenças de tamanho entre eles, para evitar que um cão grandalhão possa machucá-lo sem querer durante as brincadeiras.

Fonte: Canil Ziri Ziri - www.galguinhoitaliano.com.br

Visitantes Online:

Temos 813 visitantes e Nenhum membro online