O Braco Alemão de Pelo Curto é uma das raças pouco populares que se pode encontrar na Granja Viana!

Também conhecido como Pointer Alemão, foi desenvolvido para ser cão polivalente e atuasse em diversos tipos de caçadas, além de trazer a caça para o caçador. Para isso precisavam de um cão que fosse hábil apontador, resistente e principalmente, que fosse um bom companheiro para a família entre uma temporada e outra. Foi assim que chegaram ao Braco Alemão.

De aparência elegante, tamanho menor, mais rústico e resistente do que o Pointer Inglês, este cão versátil tem uma legião de fãs justamente por seu temperamento alegre e destemido.

Além de suas habilidades como cão de caça, o Braco Alemão é extremamente amoroso, inteligente, obediente o que fez com que ganhasse destaque também como um cão de companhia.

A granjeira Mariana Saliola é a melhor criadora da raça desde 2006 - Canil do Balaco Braco - e desenvolve sua criação buscando ampliar o conhecimento da raça pelo grande publico. "O Braco Alemão é um cão muito especial e com grandes qualidades, mas não é um cão para qualquer dono! Mais do que espaço para correr e se exercitar, precisa fazer parte da família para que possa se desenvolver em toda sua plenitude", conta Mariana, que cria a raça desde 1998 e já realizou até um encontro informal com diversos Bracos no CEMUCAM.

Extremamente afetuoso com os seus proprietários, não suporta longos períodos de solidão. Caso se sinta confinado ou abandonado sem contato com as pessoas da casa, pode tornar-se um cão indisciplinado e muito destruidor.

De maneira geral, o Braco Alemão é um cão bastante sociável não apenas com humanos mas também com outros cães. Mas é fundamental que seja educado desde cedo a conviver com outros animais. É conveniente lembrar que estamos falando de um cão de caça cuja presa preferencial são as aves, mas que também atua com eficiência na caça de pelo.

Sua pelagem curta exige poucos cuidados por parte dos donos, sendo necessária apenas escovação para manter seu brilho natural e evitar o acúmulo de pelos mortos.

Sendo um cão de porte médio (Machos: de 62 a 66 cm e Fêmeas: de 58 a 63 cm), pode até viver em apartamentos desde que seu proprietário consiga proporcionar rotineiras e intensas sessões de exercícios e caminhadas para que tenham um desenvolvimento físico e muscular adequado. Tem sido muito utilizado como parceiro em atividades como Canicross e outras corridas de aventura.

Segundo o padrão da raça, são aceitas as cores fígado (marrom) ou preto, podendo o cão ser sólido (uma cor só com pequenas manchas brancas) ou ruão.

Por sua natureza sempre alerta, é um cão de alarme bastante eficiente, apesar disso não se caracteriza como cão de guarda.

O Braco Alemão é um cão rústico que tem poucos problemas de saúde. Os principais cuidados envolvem: displasia de quadris, problemas de tireóide, câncer e distúrbios neurológicos. Tem tendência à obesidade e, portanto, deve-se observar a alimentação dos cães, especialmente aqueles que não tem um alto nível de atividade.

Para conhecer mais sobre a raça visite o site www.bracoalemao.com.br     

Visitantes Online:

Temos 799 visitantes e Nenhum membro online