Iniciativa visa orientar a população sobre como funciona o serviço de urgência, além de passar noções sobre primeiros-socorros

A coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cotia preparou uma série com oito palestras para orientar funcionários que atuam na atenção básica e a população sobre como funciona o SAMU, quando ele deve ser acionado, além de falar sobre primeiros-socorros. A programação começa na sexta-feira (11/05) com os profissionais da atenção básica; estão previstos encontros em escolas também.

“Muita gente não sabe, mas o SAMU de Cotia faz parte da Regional Oeste, cuja Central de Regulação fica em Itapevi, onde são registrados todos os chamados”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde. Ele explicou, que a iniciativa das palestras, além de passar informações importantes sobre primeiros-socorros, busca esclarecer sobre como atua este importante serviço de socorro à urgência. “O SAMU conta com profissionais habilitados para atender ocorrências de choque elétrico, afogamento, acidentes com vítimas, crises hipertensivas, intoxicação, entre outros”, salientou Magno.

Além dos atendimentos às ocorrências, o SAMU de Cotia realiza um trabalho de orientação. “Buscamos informar a população sobre medidas simples, como manobra de Heimlich, que são compressões abdominais em caso de engasgamento, como proceder com alguém convulsionando, com parada cardiorrespiratória”, explicou a enfermeira Renata Santos, coordenadora do SAMU de Cotia. Ela acrescentou que ter noção de primeiros-socorros é fundamental para jovens e adultos, pois pode ser determinante no sucesso do atendimento a uma vítima.

As palestras acontecerão às sextas-feiras, sempre às 9h, na rua Pinhal,165.

Foto: Vagner Santos

Visitantes Online:

Temos 561 visitantes e Nenhum membro online