Ministério da Saúde antecipou a vacinação para gestantes e crianças que começaram a receber a dose no dia 10

A partir do dia 22 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Cotia começam a aplicar a vacina contra a gripe em todas as pessoas que fazem parte do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde [veja abaixo]. As doses da vacina disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são trivalente e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.

O secretário de Saúde, Magno Sauter, salientou que, mesmo que a pessoa tenha tomado a vacina no ano passado, precisa se imunizar novamente. “Quem faz parte do público-alvo precisa procurar a UBS mais próxima. A dose da vacina contra a gripe é anual e evita que a gripe evolua para consequências sérias”, destacou o secretário.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos. “A imunização é uma forma de evitar complicações como pneumonia e até infarto”, completou o secretário. No início de maio, a cidade deve participar do Dia D de vacinação que acontecerá em um sábado.

Quem for à UBS para se vacinar contra a gripe também pode aproveitar para atualizar a caderneta de vacinação.

Público-alvo
(Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe)
A partir de 22 de abril
Gestantes e puérperas (que tiverem bebê de até 45 dias)
Crianças de seis meses a menores de seis anos
Idosos (a partir de 60 anos)
Profissionais da saúde
Professores
Pessoas com doenças crônicas com qualquer idade (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, entre outras)
Indígenas
Pessoas privadas de liberdade (presidiários)
Trabalhadores do sistema prisional
Adolescentes em medida socioeducativas

Foto: Vagner Santos

Visitantes Online:

Temos 671 visitantes e Nenhum membro online