A ação está sendo organizada pela Secretaria da Saúde com o objetivo de realizar atendimento e passar orientações com ênfase na prevenção do câncer de próstata. 

Está marcado para o dia 9 de novembro (sábado) uma programação especial em alusão ao Movimento Novembro Azul, que nasceu para alertar sobre a importância dos exames preventivos e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nessa data, das 8h às 13h, as Unidades Básicas de Saúde de Caucaia do Alto, Atalaia e Portão receberão uma programação com palestras e diversos serviços voltados para a saúde do homem.

A ação está sendo organizada pela Secretaria da Saúde com o objetivo de realizar atendimento e passar orientações com ênfase na prevenção do câncer de próstata. “A proposta também é estreitar o vínculo com a população masculina de Cotia que raramente procura a UBS para acompanhamento de saúde”, alertou Magno Sauter, titular da Saúde.

Estão previstas palestras sobre câncer de próstata, solicitação de exames laboratoriais (PSA) para homens com idade a partir de 50 anos, testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, dados antropométricos, teste de acuidade visual e orientações gerais sobre a doença. Na UBS Atalaia serão realizadas ultrassonografias de próstata.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Cotia, a rede de tratamento de oncologia, por ser de alta complexidade, é organizada de forma regionalizada e os casos detectados são encaminhados para Unidades de Referência da Secretaria de Estado da Saúde. Pela rede municipal é ofertado atendimento que possibilita a detecção precoce da doença, estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

São ofertados exames clínicos, laboratoriais e radiológicos. Além de consultas com médicos clínicos, o município oferta consulta especializada com urologista, exame de ultrassonografia e dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Foto: Divulgação Istock

Visitantes Online:

Temos 826 visitantes e Nenhum membro online