A+ A A-

Cotia: Boletim PMC Nº VIII - Covid-19

Em Cotia, 75 casos foram notificados como suspeitos de Coronavírus (Covid-19), desde o dia 28 de fevereiro, até às 11h30 desta terça-feira (17/03).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), dos 75 casos notificados, 1 (um) caso foi confirmado, 10 (dez) foram descartados e 48 (quarenta e oito) seguem aguardando o resultado do exame. 16 (Dezesseis) casos são habilitados (pacientes de outros municípios de residência).

O caso positivo para Covid-19 foi confirmado nesta terça-feira (17/03) e trata-se de uma pessoa de 42 anos de idade, morador da região da Granja Viana, que tem histórico de contato com caso suspeito no trabalho. O paciente recebeu atendimento na rede particular de saúde no dia 13 de março, segue em isolamento domiciliar e é monitorado pela VE.

Na tarde desta terça-feira (17/03), o prefeito Rogério Franco anunciou novas medidas para frear a disseminação do coronavírus. Entre elas, a instituição do sistema home office para trabalhadores da área administrativa em funções que não são essenciais (como saúde e segurança, exceto situações pontuais destacadas pelos secretários das pastas).

- Implantação do Sistema Remédio em Casa para atender mais de 200 pessoas acamadas que dependem de medicação e outros itens das farmácias municipais. Estas pessoas receberão os kits de diabetes, fraldas, medicação, entre outros, em suas casas, dispensando a necessidade do cuidador ou familiar ir até a farmácia.

- Prorrogação da validade de receitas de medicação de uso contínuo que passa a valer por um prazo de até seis meses.

- Antecipação do recesso escolar de julho, a partir do dia 23 de março, para que não haja prejuízo aos dias letivos.

Entre as medidas de proteção da população também está a suspensão da emissão do Cartão de estacionamento para o Idoso, utilizado por pessoas com mais de 60 anos. O cartão com data vencida será aceito até o período de validade do decreto.

- CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) estão com as atividades suspensas, equipes de plantão atenderão apenas casos emergenciais.

- Intensificação da higienização dos abrigos de ônibus.

- Recomendação da disponibilização de álcool gel no transporte coletivo e transporte alternativo que opera na cidade. No ponto de chegada e partida será feita, ainda, a limpeza dos veículos.

- Suspensão do recadastramento dos inativos no CotiaPrev por 90 dias.

Medidas anunciadas pela Prefeitura na segunda-feira (16/03):

Na segunda-feira (16/03), a Prefeitura de Cotia divulgou que decretou Estado de Emergência na Saúde Pública do Município que também criou o Programa Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19 (Decreto 8682/2020).

Em outro documento, o Decreto 8683/2020, a Prefeitura suspendeu todos os eventos públicos que tenham previsão de mais de 200 participantes, bem como os eventos particulares Festa do Peão de Cotia e a Romaria de Caucaia do Alto.

O documento também trata sobre a concessão de licença compulsória de 14 dias, sem ônus ao servidor municipal, aos servidores com idade superior a 60 anos (sem necessidade de indicação médica), a partir de terça-feira (17/03). Servidores que estiveram em regiões endêmicas ou que tiveram contato com quem lá esteve também poderão ter a licença sem ônus (será necessário enviar relato do seu histórico sobre a possível exposição ao vírus, descrição de sintomas, entre outros previstos no decreto).

As Feiras Livres de Cotia também estão suspensas.

Oportuno reforçar aos moradores os cuidados com a higiene e etiqueta respiratória:
• Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e descartar o lenço usado no lixo;
• Caso não tenha disponível lenço descartável, tossir ou espirrar no antebraço e não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação;
• Higienizar as mãos com frequência e sempre após tossir ou espirrar;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
• Usar máscara cirúrgica se estiver com coriza ou tosse.

Além disso, importante evitar locais com aglomeração, ambientes fechados, mantenha distância de pessoas tossindo ou espirrando, com febre, a Secretaria de Saúde também não recomenda viagens para o exterior.
Pessoas que estejam em quarentena devem respeitar o isolamento social.

Cotia, 17 de março de 2020.

Portal Viva Cotia - O maior site de notícias de Cotia e região

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.
É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva.
É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

Fotos© Portal Viva 2009-2020. Todos os direitos reservados.

Portal Viva Cotia: http://www.portalviva.com.br/
Email: contato@portalviva.com.br
Curta nossa página: facebook.com/PortalVivaCotia

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/portalvivacotia/