Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 no mês passado, 7.996 cotianos foram imunizados. O balanço das doses aplicadas até quarta-feira, dia 31 de março, foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Cotia e aponta procura abaixo do esperado entre as gestantes e as pessoas portadoras de doenças crônicas com menos de 60 anos.

 

Devido ao feriado prolongado da Semana Santa, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para essas pessoas e para as crianças com idade entre 6 e 23 meses serem vacinadas até dia 23 de abril. Inicialmente, o calendário previa o encerramento da segunda etapa da campanha na sexta-feira, dia 2. Já para as gestantes, o atendimento está previsto até dia 7 de maio.

Na segunda-feira, dia 5 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou a terceira fase da vacinação, destinada aos adultos saudáveis com idade entre 20 e 29 anos. E de 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas. Neste período também estará acontecendo a campanha de vacinação para idosos.

Todas as 25 unidades básicas de saúde do município oferecem a vacina das 8h às 17h e as pessoas dentro da faixa etária da campanha devem apresentar a carteira de vacinação. As pessoas que não possuem este documento devem apresentar a carteira de identidade para receber a dose.

Além das UBS, a Secretaria da Saúde manterá no sábado (10/4) um posto itinerante no Extra Supermercado para vacinação. No período de 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos deverão ser vacinados contra a nova gripe, também nas UBS.
A Secretaria da Saúde também está oferecendo a vacina para escolas, faculdades e empresas privadas que solicitarem.

Respeito ao cronograma
A Vigilância Epidemiológica pede aos cidadãos que precisam tomar a vacina que procurem o posto mais próximo de suas residências e respeitem o cronograma estabelecido. “É uma campanha que está sendo realizada pela primeira vez e é difícil. Cada etapa é como uma campanha nova, as equipes estão focadas no atendimento de faixas etárias específicas e todos devem respeitar os prazos para não comprometer o trabalho na etapa seguinte”, observa a enfermeira Danielli Rodrigues. A orientação só não é valida para as gestantes, que podem ser vacinadas a qualquer momento até o dia 21 de maio.

Cobertura até 31 de março
Até quarta-feira, dia 31 de março, 7.996 cotianos receberam a vacina contra o vírus Influenza A/H1N1. Entre os grupos já contemplados na campanha, a maior cobertura continua sendo entre os profissionais de saúde envolvidos no atendimento dos casos de gripe na cidade, vacinados na primeira fase da campanha. Neste grupo, 3.795 pessoas receberam a dose.

As menores coberturas continuam sendo entre as pessoas portadoras de doenças crônicas, com menos de 60 anos, e as gestantes, abaixo de 50% de pessoas vacinadas.

No caso dos doentes crônicos, foram imunizados 1.058 cotianos. Já entre as gestantes, 868 receberam a dose. Entre as crianças com idade entre 6 meses e 1 ano e onze meses, 2.073 foram imunizadas até dia 31 de março e os indígenas somam 2 vacinados.

Mais informações com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone: 4616-0800 ramal 206 ou 4616-9115.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 924 visitantes e Nenhum membro online