A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou 3 mil visitas em residências no primeiro trimestre de 2010, como parte das ações de combate à dengue. O balanço demonstra o esforço da administração municipal que, desde meados do ano passado, vem alertando os cotianos em relação à importância do combate ao mosquito transmissor da doença.

 

A Prefeitura mantém ações permanentes de prevenção e controle da dengue. Uma delas é voltada aos prédios em construção, incluindo aqueles que estão com as obras paralisadas, onde, com freqüência, há água parada em ralos, calhas, objetos abandonados, caixas d'água, entre outros.
Há ainda as visitas aos imóveis especiais, que são locais com grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus, repartições públicas, escolas, shoppings e faculdades, monitoramento de ferros-velhos, oficinas e borracharias, sucatas com aplicação de inseticidas e larvicidas.

Sempre que há suspeita de um caso, é promovida uma ação concentrada no bairro, com eliminação de criadouros, visitas de casa em casa para orientação dos moradores e nebulização. Para isso, as Secretarias Municipais de Obras e Educação são parceiras diretas no combate e prevenção ao mosquito. “Deve ser um trabalho permanente, por isso, as pessoas não devem esperar apenas o poder público. É obrigação de cada cidadão cuidar da própria casa para proteger sua família e toda a comunidade”, comentou o Secretário da Saúde- Claudio Saraiva. A Secretaria aponta que 90% dos criadouros são encontrados dentro das residências.

Este ano, Cotia não registrou nenhum caso da dengue no município.

Outras informações podem ser obtidas com o departamento de Vigilância pelo telefone: 4243.7728.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 879 visitantes e Nenhum membro online