Cotia superou a meta de vacinação contra a Gripe H1N1 dos idosos com doenças crônicas e adultos saudáveis com idade entre 20 e 29 anos.

Iniciada no dia 24 de abril, a imunização das pessoas com mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas alcançou cobertura superior aos 80% estipulados pelo Ministério da Saúde nos primeiros dias de atendimento. Desde o início da campanha, em 8 de março, 69.162 cotianos se protegeram contra a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1.
O último grupo que começará a receber a vacina no período de 10 a 21 de maio serão os adultos de 30 a 39 anos.

Atenção, idosos!
Nos primeiros dias da quarta etapa da vacinação, 3.826 idosos com doenças crônicas receberam a dose que protege contra a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1. Esse número corresponde a 100% do total estimado para esta população. Mesmo tendo atingido a meta, a preocupação da Vigilância Epidemiológica é com a orientação dos idosos da cidade.
Muitos idosos que não têm doenças crônicas estão procurando as unidades de saúde com dúvidas sobre os calendários de vacinação e indicações para imunização contra a gripe comum (que começa no dia 8 de maio) e contra H1N1 (que está em andamento).
Danielle Rodrigues, da Vigilância Epidemiológica, ressalta que as duas vacinas têm indicações diferentes e pede que os familiares auxiliem os idosos para que compreendam como vai funcionar a vacinação a partir de 8 de maio.
“O idoso com doença crônica deverá voltar à unidade de saúde para receber a vacina contra a gripe sazonal, que é indicada a todas as pessoas com mais de 60 anos, como ocorre todos os anos”, explicou Danielle. Já o idoso que não possui nenhuma doença crônica, destaca a coordenadora, “não tomará a vacina contra H1N1 e será vacinado apenas uma vez contra a gripe comum. Isso precisa ficar bem claro e pedimos que a imprensa e os familiares dos idosos nos auxiliem e ajudem a orientar essa população”, completou.

Cobertura por grupo
A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Cotia, divulgou balanço das doses aplicadas até dia 29 de abril. Entre os seis grupos que fazem parte da campanha, os profissionais da saúde e as crianças com idade entre 6 e 23 meses superaram os 99% de cobertura.
Entre os doentes crônicos menores de 60 anos, o número de doses aplicadas corresponde a 100% do total estimado para esta população na cidade. Entre as gestantes, a cobertura é de 100%. Já entre os adultos com idade entre 20 e 29 anos, 31.680 foram vacinados até o momento. A sexta e última etapa da vacinação contra A/H1N1 começa no dia 10 de maio, destinada aos adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos. Esse é um dos maiores grupos da campanha.
Em Cotia, a população desta faixa etária é estimada em 30.346 pessoas, que terão até 21 de maio para receber a dose.
As crianças menores de 2 anos já estão recebendo a 2ª dose da vacina do Instituto Butantã. Na primeira fase, 5 mil crianças receberam a dose.

Veja as unidades de saúde que estarão abertas no sábado:
No próximo sábado (8/5) as seguintes unidades ficarão abertas das 8 às 17h- para aplicação da dose da vacina contra gripe A: Santa Ângela, Recanto Suave, Assa, Parque São Jorge, Mirante da Mata, Portão, Mirizola, Atalaia, Arco- Íris, Sandra, Caucaia, Água Espraiada, Turiguara, São Vicente, Engenho e São Miguel. Além de um posto itinerante no Extra Supermercado.

Mais informações com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 4616.0800 (ramal 206) ou 4616.9115.

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 456 visitantes e Nenhum membro online