Cerca de 70 participantes do programa Hiperdia, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde, participaram na terça-feira (6/7) de uma palestra sobre Nefropatia Diabética.

O encontro aconteceu no salão de eventos da Paróquia São Pio X, no Atalaia, e reuniu pacientes hipertensos e diabéticos que fazem acompanhamento na UBS do Atalaia.

A abordagem sobre a doença foi feita pela enfermeira Dra. Fernanda Lucas Medeiros Munhoz, que falou sobre os sintomas e riscos da doença. A Nefropatia Diabética atinge até 21% dos diabéticos e indica que o funcionamento dos rins está prestes a ser interrompido, seja rapidamente (insuficiência renal aguda) ou gradualmente (insuficiência renal crônica).

A palestra contou com a presença da diretora técnica Drª Elza Constantin (representando os secretários Claudio Saraiva e Antonio Melo), da Coordenadora de Enfermagem Drª Renata Santos e da Enfermeira do Pronto Atendimento Drª Tariane de Souza.

O Hiperdia é um programa que atende hipertensos, diabéticos e idosos acima de 60 anos para promoção de qualidade de vida. Os integrantes do Hiperdia participam durante o ano de exames laboratoriais e recebem diversas orientações para manter uma qualidade de vida, além de receberem medicamento para o tratamento de diabetes e hipertensão.


Saiba mais sobre a Nefropatia Diabética

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a Nefropatia Diabética pode afetar o bom funcionamento dos rins, fazendo com que eles percam a capacidade de filtrar adequadamente essas substâncias.

A maior parte das pessoas com diabetes previne a Nefropatia fazendo o bom controle das taxas de glicemia. O tratamento adequado do diabetes e o controle da pressão arterial são considerados fundamentais para evitar esta complicação, podendo, em alguns casos, até regredir o processo. É recomendável, também, o controle do colesterol, parar de fumar, ter uma dieta mais balanceada e até mesmo o uso de algumas medicações (sempre receitadas por um especialista).

 

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 910 visitantes e Nenhum membro online