A Secretaria Municipal de Saúde implantou mudanças no Pronto-Atendimento 24 horas do Atalaia para melhorar a assistência à população.

De acordo com o Secretário adjunto de Saúde, Antonio Melo, a primeira mudança aconteceu no sistema de agendamento.

“Antes, havia um dia específico para agendamento de determinadas especialidades. Se você quisesse agendar consulta com um cardiologista, por exemplo, teria que ir às terças-feiras. Se fosse em qualquer outro dia teria que voltar na semana seguinte para agendar. Quando levei o fato ao conhecimento do prefeito Carlão, ele autorizou imediatamente a abertura da agenda. Agora, em qualquer dia e a qualquer hora - dentro do horário do ambulatório, das 8 às 17 horas - o interessado chega, faz seu agendamento e vai embora”.

Essa modificação colaborou para diminuir as filas.  “Todas essas providências têm o objetivo de trazer mais conforto e rapidez no atendimento”, afirmou.

Ao mesmo tempo, a secretaria está construindo com recursos próprios uma nova recepção, que abrigará todos os serviços do Pronto-Atendimento e do Ambulatório. Também estão sendo estudadas modificações no prédio.

“Estamos fazendo pequenas modificações no prédio, que já trazem melhora para os pacientes e para os funcionários. Estamos reformando o refeitório, vamos arrumar o alojamento dos médicos, arrumar a parte de administração e estamos estudando como digitalizar mais de um milhão de prontuários em papel, para que o atendimento seja mais rápido”, enfatizou Melo.

Ampliação do acolhimento

Para que as obras de ampliação do acolhimento aconteçam, a Secretaria Municipal de Saúde mudará a recepção temporariamente nas próximas semanas para um local provisório, especialmente montado para os serviços de emergência, para onde também será levada a recepção. “O local contará com 60 cadeiras, para que os pacientes aguardem confortavelmente a sua chamada, que será feita através de senha, novidade também introduzida no Atalaia”, disse.

A atual recepção servirá para acomodar os pacientes que vão em busca de agendamento de exames ou consultas agendadas; a recepção para esse tipo de atendimento, feita no andar de cima do Atalaia, será transferida para o térreo. Os consultórios permanecem no andar de cima, mas está prevista a implantação de um elevador para melhor atendimento dos pacientes, hoje obrigados a subir as escadas para ter atendimento médico.

Melhorias em toda rede

Ao mesmo tempo em que são feitas pequenas modificações no prédio do Pronto-Atendimento do Atalaia, o secretário de Saúde adjunto está visitando as unidades básicas de saúde para verificar qual a demanda de cada uma delas, tanto em relação a pessoal quanto em relação a equipamentos e materiais.

O Cefor de Caucaia já tem uma nova fisioterapeuta para atender os pacientes, regularizando o atendimento daquela importante unidade. Também estão sendo providenciados materiais e equipamentos para a UBS de Caucaia do Alto, que deverão chegar ainda nesta semana.

“Todas as unidades são prioridade, mas temos que resolver alguns problemas imediatos nos postos de grande atendimento. Diagnosticados os problemas, tomaremos as medidas imediatas para solucioná-los, como está sendo feito no Atalaia”, concluiu.

Da Redação


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