Você virou o Ano com o objetivo de mudar seu estilo de vida e acabar com aqueles kilinhos extras que tanto te incomodam?

Pois está aí uma solução fácil e gostosa para começar: a caminhada. Ela não necessita de equipamentos, e ao contrário da corrida, não cria impacto. É uma atividade aeróbica, acessível e benéfica para todas as idades, auxiliando na prevenção e no tratamento de controle de peso, redução do colesterol ruim, foratlecimento de massa óssea, além da sensação de bem estar que ela promove.

Além de todos esses benefícios, ao praticar a caminhada, você socializa com outras pessoas! Só anda sozinho se quiser"

Manere na comida
Para chegar ao seu objetivo, não basta apenas seguir o programa da caminhada. É preciso também controlar a alimentação. Um erro comum é achar que a atividade física é um passaporte para os pequenos excessos à mesa. Quando a atividade física tem como objetivo a perda de peso, deve vir acompanhada de dieta de baixa caloria.

Intensidade da Caminhada
Você pode optar entre os três tipos de caminhada, de acordo com a sua necessidade.

- Leve: caminhada confortável e natural, em que é possível conversar sem ficar ofegante.

- Moderada: o passo mais apertado, respiração mais acelerada, em que não é possível falar muito. Maior presença de suor e rubor na face.

- Forte: caminhada com sobrecarga, nível de esforço intenso, que exige maior tomada de fôlego. frequência cardíaca acelerada, suor e pele mais avermelhada

Outra dica para emagrecer é distribuir as refeições em pequenas porções ao longo do dia, para que não fique mais de 3 horas sem comer. É importante ingerir muitas frutas, verduras cozidas e cruas, e não esquecer de tomar muito líquido, principalmente água!

Evite comer farinhas (massas e bolos), açúcares (doce e guloseimas) e gorduras (preparações oleosas, chocolate, cremes, queijos e carnes gordurosas).

O que usar na caminhada

- Use roupas claras, leves e soltas, que facilitem a transpiração e os movimentos.

- Não esqueça o boné e o filtro solar para se prevenir do sol.

- Use um tênis que combine amortecimento no calcanhar com boa estabilidade para evitar possíveis torções.

Antes de começar, faça um bom alongamento. Ele vai dar flexibilidade para os seus músculos. Faça um alongamento tranquilo, tanto antes como depois da caminhada.

Não caminhe de estômago vazio!

Mesmo que queira emagrecer, você tem que fornecer energia ao corpo para evitar tonturas, dor de cabeça ou mal-estar. Evite caminhar em jejum. Alimente-se com pães integrais e cereais que fornecem energia do início ao fim do exercício. Evite as fibras e o leite, pois podem causar desconforto. Após a atividade, se a refeição principal ainda estiver longe, ingira uma fonte de proteína magra com um pouco de carboidrato - um iogurte desnatado é uma ótima opção.

Avaliação inicial
A caminhada como atividade física não exclui alguns cuidados prévios. Uma consulta com especialista é essencial

Quem está sedentário ou tem algum histórico de doença, fuma, sofre com obesidade, pressão alta ou problemas nas articulações do quadril ou do joelho, ou tem mais de 45 anos, precisa fazer uma consulta médica antes de calçar o tênis. O médico deve pedir um teste de esforço (exame ergométrico).

Hidrate-se!
Não descuide da reposição de líquidos para ter melhor rendimento, além de manter o cansaço bem longe
Com o calor do verão, a hidratação é fundamental. Ela regula a temperatura do nosso corpo. Quando estamos desidratados, nossos batimentos cardíacos aceleram e ficamos mais cansados, além de queimar menos gordura. A desidratação pode ser confundida com fome, e pode fazer você comer sem necessidade.

Ingira 200 ml (um copo) antes do exercício e outros 200 ml a cada 15 minutos de atividade. Isotônicos são necessários apenas para caminhadas com mais de uma hora de duração.



Caminhe ao ar livre
Caminhadas em ambientes naturais, como ruas arborizadas e parques, renovam a mente e a sua disposição, além de dar uma enorme sensação de bem estar e aumentar a sua auto-estima

(Dicas da Revista Dieta Já)

Visitantes Online:

Temos 509 visitantes e Nenhum membro online