Nesse domingo, 14 de fevereiro. a China entra no ano 4708. Os chineses, e todos os outros povos que não seguem o calendário solar ocidental, estão em festa neste final de semana.

Um pouco por todo o mundo, milhões de chineses celebram a entrada no Ano do Tigre, que corresponde ao signo zodiacal de Aquário. É a mais longa e importante festa do calendário lunar.

Começa o ano novo lunar, também chamado de "Festival da Primavera", que será celebrado com fogos de artifício, lanternas vermelhas, espectáculos de dança e de ópera, banquetes e muita animação.
As celebrações duram 15 dias. É a maior festa das famílias chinesas, um período de celebração, de confraternização e de preparação para o ciclo que se inicia. A queima de fogos serve para afastar coisas negativas.

O Tigre é um animal ativo, confiante e impulsivo. Quem nasce sob esse signo tenta de tudo para alcançar suas metas. Responsável e generoso tem vontade própria de proteger as pessoas que o cerca. Gosta de ser reconhecido e curte a vida. Os tigres são sentimentais e estão sempre de bom humor.

Anos de Tigre: 1962, 1974, 1986, 1998, 2010.

O Ano Novo Chinês
O Ano Novo é o feriado mais importante do país, são 15 dias em que os chineses resgatam suas origens, tradições e simbolismo. É um período de arrumação da casa, unir a família e preparação para o ano que se inicia.

Geralmente é realizado um grande banquete em casa ou em restaurantes. Nesses jantares é comum ter grandes variedades de pratos e principalmente ter peixe na mesa, para simbolizar fartura o ano todo.

É nesse período que alguns chineses voltam de outras cidades para visitam os parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos contendo dinheiro, na qual os distribuem para ser generoso com os outros e a sorte ser generosa com eles.

O momento mais esperado da comemoração são as queimas dos fogos para atrair sorte e afastar coisas negativas.

Mas não é apenas na China que essa data é importante. Os chineses comemoram no mundo inteiro.

Nos Estados Unidos a comemoração do Ano Novo Chinês acontece desde 1953, porém adaptado à cultura americana, festejando a noite ou aos finais de semana. O festival é comemorado com jantares em restaurantes chineses, fogos de artifícios, a dança do leão de loja em loja desejando-lhes sorte e o desfile de americanos e chineses no Festival das Lanternas.

Em Londres é comemorado diversos eventos da cultura chinesa. O principal é o Ano Novo Chinês, que é organizado pela Associação Chinesa Chinatown de Londres. A celebração ocorre no centro de Londres, em Trafalgar Square com pratos típicos, barracas com artesanatos e culturas chinesas, ruas decoradas e a tradicional dança do Leão.

É no Canadá que encontramos as maiores Chinatowns do mundo. Elas estão localizadas em Vancouver, Montreal, Toronto entre outras cidades. Com uma grande população chinesa, a comemoração do Ano Novo Chinês é aguardada com ansiedade. E quando chega a festa, é realizada com grande tradição, desfiles pelas ruas, performances e comida típica.

No Brasil a comemoração ainda é recente. Em São Paulo ocorreu a 4ª festa no bairro da liberdade, onde os restaurantes, lojas e mercearias se enfeitaram para a grande festa, que atrai turistas de todo o Brasil. O evento explora expressões artísticas e culturais fazendo apresentações no palco como desfile de roupas, kung Fu, pinturas e músicas. Próximo ao palco tem ainda barracas com a diferenciada gastronomia chinesa e artesanatos.

Fonte: Ano Novo Chines

Visitantes Online:

Temos 677 visitantes e Nenhum membro online