Num bate-papo informal, o Dr. Alexandre Palermo, Delegado Titular do 2º DP Granja Viana,  mostrou ao Portal Viva, quais são os principais crimes registrados em nossa área, e deu a orientações para não se tornar vítima. Acompanhe as dicas de segurança:

Clonagem de cartões bancários

Tenha muita cautela ao utilizar os ATMs (terminais bancários eletrônicos) instalados fora das agências, principalmente aqueles instalados em supermercados e centros comerciais.
Tem sido relativamente comum a ação de estelionatários, que instalam fraudulentamente dispositivos que copiam os dados dos cartões bancários utilizados nessas máquinas.
Nossa recomendação: evite o uso de caixas eletrônicos. Prefira aqueles instalados nas próprias agências.

Cobranças fraudulentas
Tem sido frequentes telefonemas, principalmente para empresas, de pessoas que se intitulam funcionários de cartórios de protesto, informando suposto título vencido, e solicitando depósito de valores para evitar o protesto. Nesses casos, procure sempre obter o telefone verdadeiro do cartório (através do serviço de auxílio à lista ou site da telefônica) e checar as informações. Cartórios nunca agem dessa forma. A dica, que serve de uma forma geral para todos os tipos de fraudes por telefone, é jamais efetuar depósitos bancários antes de conferir todas as informações.

Roubos
Temos registrado sensível aumento dos roubos na área, principalmente aqueles praticados à mão armada e com a participação de duas ou mais pessoas. Nestes casos, é importantíssimo seguir algumas orientações preventivas:

1. Muito cuidado ao sair e ao chegar em casa, principalmente se estiver de carro. Ao sair, procure observar se não há nenhum suspeito nas proximidades, principalmente quando estiver abrindo o portão da residência. Atenção às motocicletas, principalmente com dois ocupantes. O mesmo cuidado deve ser tomado ao chegar em casa. Aproxime-se cautelosamente, observando os arredores. Se houver algum suspeito, não pare - siga adiante, dê a volta no quarteirão. Se o suspeito permanecer, chame a Polícia.

2. Em casa, mantenha portas e janelas fechadas, principalmente à noite. Casa cercada com muros altos acabam sendo mais vulneráveis, pois, uma vez que o criminoso pula o muro, fica seguro em sua ação, pois não vai ser notado por quem estiver fora. Nesses casos, recomendamos a instalação de alarme nos muros e principais acessos. É extremamente importante o bom relacionamento com vizinhos, cuja atenção conjunta é uma das melhores formas de prevenção.

3. Jamais fique dentro de veículo parado. Ao parar o carro, desça e tranque as portas. Não mantenha objetos que chamam atenção, como carteiras, bolsas, valises e maletas de notebook sobre os bancos do veículo. Guarde-os no porta-luvas, sob o banco ou no porta-malas. Mantenha as portas e vidros fechados. Prefira estacionar veículos em estacionamentos, evite deixá-los nas ruas.

4. Muita atenção ao sair de bancos, após saques em dinheiro. Os casos de abordagem no trajeto são significativos e merecem atenção.

Colaboração: Dr. Alexandre Palermo

Visitantes Online:

Temos 866 visitantes e Nenhum membro online