Cotia+Segura: 30 equipamentos estão instalados em pontos estratégicos da cidade e tem sido parceiros na segurança da população.

A reportagem do Portal Viva esteve no Cecom da Guarda Civil de Cotia nesta terça-feira (27), para saber um pouco mais sobre o funcionamento dos totens de monitoramento instalados recentemente na cidade.

Lá fomos recebidos pelo vice-Prefeito e Secretário de Segurança de Cotia, Almir Rodrigues, e pelos GC´s Da Silva e Patrícia, que nos explicaram todo o procedimento de utilização dos equipamentos e de suas câmeras, falando inclusive sobre a funcionalidade do botão localizado nos totens. Segundo Almir, vários casos já foram flagrados pelas câmeras e tiveram ação imediata da Guarda Civil.

Os Totens

O "Helper", mais conhecido como "Totem", é um sistema inovador que contribui para a gestão da segurança pública e otimiza os investimentos. Ele é colocado em pontos estratégicos para atender situações de emergências, inibindo a criminalidade e aumentando a segurança da população.

Em Cotia, foram instalados há mais ou menos 60 dias, 30 totens de monitoramento. Com cerca de 4 metros de altura, eles são equipados com quatro câmeras fixas e uma com captação de imagens em 360º graus. Essas câmeras possuem ainda controle de zoom com aproximadamente 800 metros de alcance e sistema de iluminação noturna, além de um botão de pânico, que faz a interação imediata entre o usuário e a Guarda Municipal.

As imagens dos totens são acompanhadas pela Central de videomonitoramento da Guarda Municipal. Em caso de emergência, a população pode acionar o botão de pânico e dessa forma entrar em contato com o Cecom e falar diretamente com um Guarda Civil. Outro recurso disponibilizado nos totens são as mensagens de segurança, enviadas pelo alto-falante instalado nos equipamentos, e que visam orientar a população.

No vídeo abaixo, o Portal Viva mostra como essa comunicação funciona e os vários tipos de mensagens que podem ser enviadas.   

Novidades na Segurança 
Durante a nossa reportagem, soubemos em primeira mão que a Prefeitura de Cotia está firmando um convênio com o Sistema Detecta, em parceria com o Prodesp. Nessa interação, Cotia terá dentro do município, câmeras com leitura de placas (OCR). Toda vez que um veículo passar por essas câmeras, a polícia terá uma resposta imediata da situação do veículo em geral, como roubos, furtos e outras situações.

É importante destacar além das câmeras, o trabalho de inteligência do Detecta. Ao ver o veículo adentrar o município, não tem como checar se ele está envolvido em crimes. Com o Detecta, isso vai ser possível, inclusive no monitoramento nos casos de retenção de vítima (sequestro).

O convênio já está sendo celebrado, e em seguida o município vai se reunir com a equipe técnica do Prodesp e do Detecta para identificar os melhores pontos e o melhor tipo de câmera para a região (há vários tipos de câmeras, utilizadas diferentemente em ruas, rodovias, etc).

Segundo a Secretaria de Segurança, 90% do processo está concluído e é uma questão de dias para que o convênio seja assinado. Cotia será o segundo município da região a fazer parte do sistema, depois de Osasco. O sistema já é uma realidade em cidades do interior, como Jundiaí e Indaiatuba.

Foto e vídeo: Fau Barbosa

 

 

 

 

Visitantes Online:

Temos 612 visitantes e Nenhum membro online