Terça, 23 Setembro 2014

Você está em: Cidade Região Reunião empossa novos membros da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) de Cotia

Reunião empossa novos membros da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) de Cotia

AddThis Social Bookmark Button

Aconteceu na tarde dessa quarta-feira, na Prefeitura de Cotia, a reunião que empossou os novos membros da JARI, com a presença do Secretário Geral do Gabinete, Dr. Fábio César Cardoso de Mello – representando o prefeito Carlão Camargo.
 
A JARI foi aprovada em 16/09/2005, pelo Decreto nº5752. e agora os novos membros foram nomeados pelo Decreto 6629 de 25/06/2009. Ela será presidida pelo Coronel da PM Amilton Constantino Contti, e formada por cidadãos de diversos segmentos da sociedade, com a responsabilidade de julgar recursos interpostos por pessoas que tenham sido acusadas de infrações de trânsito.

Foram nomeados para o biênio 2009-2011 os seguintes membros:
- Amilton Constantino Contti – membro titular, representando o prefeito
- Júlio Belinky Gouveia (titular) e Ezequiel Pinheiro dos Santos (suplente) – representando a Sociedade Civil
- Silvana Rufino da Silva (titular) e Juliano da Silva Albuquerque (suplente) – representando a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito
- José Vicente Mendes (titular) – representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
- José Coelho Pamplona Neto (titular) e Arildo Gomes (suplente) – representando a Câmara de Vereadores


O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Claudio Olores, falou ao Viva Cotia:

"Na verdade, a JARI já existia na administração anterior, o trabalho já era bem feito e transparente, mas resolvemos ampliar isso, aumentando a representação e incluindo um membro do legislativo e outro da sociedade civil. Dessa forma, hoje temos cinco membros ao invés de três". disse.

Perguntado como funciona a junta, Claudio Olores exemplificou: "Os agentes de trânsito fazem uma autuação. Existe um prazo para o recurso, informado na notificação de multa recebida pelo cidadão. Ele deve, nesse prazo, encaminhar o recurso ao Demutran, que pode deferí-lo ou não. Há de se ver se não houve falha na aplicação da multa. Se houver comprovação da falha, o diretor do Demutran pode deferir. Em caso contrário, o cidadão pode ainda apresentar o recurso à Jari, que através dos seus membros irá analisar o recurso e julgá-lo. Esse trabalho é importante pois envolve o direito do condutor de questionar as infrações que recebe. Aqui temos um grupo formado por pessoas idôneas, que atuarão com transparência e muito bom senso”, afirmou. 

 

Ele destacou o trabalho voluntário de todos os membros e a autonomia da JARI. “A Junta não tem nada a ver com o Demutran. É um órgão autônomo”, enfatizou.

Olores aproveitou o evento e falou das realizações da secretaria nesse primeiro semestre, em parceria com a Secretaria de Obras. “Fizemos algumas intervenções no centro da cidade e estamos com projetos em andamento na Granja Viana e em Caucaia. Aos poucos vamos organizar melhor o trânsito, para que os motoristas tenham mais tranquilidade ao trafegar pelas vias da cidade”, disse.
Claudio Olores falou ainda da mudança da cor dos uniformes dos agentes de trânsito, que será trocada para diferenciá-los dos guardas civis.

"Nos ajudem, nos auxiliem, nos orientem", disse. "Estamos todos aqui para somar".

O Secretário finalizou a reunião, falando da aquisição de seis novas motos,duas pick-ups tipo saveiro para o DSV, e mais quatro gols para atender a Granja e Caucaia. "Aintenção é deixar essas viaturas fixas nesses locais", concluiu.

Nas próximas semanas, a Secretaria estará se mudando para uma casa alugada na Rua Topázio nº479, com condições melhores para atender a população e uma sala de reuniões para os membros da Jari. 

O Secretário Municipal da Segurança Pública – Dr. Nelson Bruno, e o Capitão Fernandes e Tenente Odair Marcelo da Polícia Militar acompanharam a posse dos novos membros da JARI.

Fau Barbosa

Da Redação

MAIS FOTOS:

 

This content has been locked. You can no longer post any comment.