A grande novidade veio do WIAC 2009 (Campeonato Mundial Field Indoor), que terminou em Buenos Aires, na Argentina, com o brasileiro Luís Panizo conquistando os títulos de campeão mundial e campeão sulamericano, já que o Campeonato Sulamericano Field Indoor era disputado em conjunto. E como não poderia deixar de ser, foi muito brigado, flecha a flecha, como o próprio campeão descreveu.

 

 Panizo com outros dois brasileiros (esq. Roberto e dir. Elias) na festa de premiação, logo após receber a primeira medalha, de campeão sulamericano.

No primeiro dia, Panizo fechou com 251 pontos, enquanto que o campeão argentino, Fábio Cabrera, somou 256, levando vantagem para o segundo dia. Mas Panizo reagiu no segundo dia de competições, fechando com 253 pontos contra 247 de seu principal oponente, já que os dois já abriam uma boa vantagem dos demais. O que deu ao brasileiro uma vantagem quase nula para o terceiro e decisivo dia, pois 1 ponto é considerado quase um empate, já que são disputados possíveis 300 pontos por dia.

E foi isto mesmo que ocorreu, uma decisão em cada flecha, em alguns momentos com vantagem para Cabrera e em outros para Panizo, que deu a emoção e o silêncio na torcida, quando saiu o resultado de empate em 261 pontos e, na soma total, consagrando Panizo campeão das duas competições por apenas um ponto, 765 (soma dos três dias) para o brasileiro e 764 para o argentino.

 

Da esq. para dir., Panizo e os argentinos Fábio Cabrera (2° colocado) e Guillermo Coda (3° colocado) em frente ao alvo 3, no último dia de competições, logo após a conferência de resultados e a confirmação de sua vitória.

"O Tiro com Arco é uma modalidade esportiva de muita concentração, mas numa competição muito acirrada como esta, é muito mais difícil segurar a cabeça e as emoções" descreveu Panizo ao final desta verdadeira batalha.

Em terceiro lugar ficou outro argentino Guillermo Coda, com os brasileiros Carlos Klein em quarto, Alexandre Fiorati em quinto e Paulo da Silva em sexto lugar. Estes dois últimos treinados por Panizo.

Também tivemos outros brasileiros campeões nestes torneios, com destaque para o junior Kyle Sogl e a única mulher brasileira que foi à luta na Argentina, Irlene de Freitas, outros dois campeões sulamericanos e mundiais treinados por Panizo.
Irlene, Panizo e outros quatro brasileiros ficaram em segundo lugar na Copa dos Campeões, competição geral por equipes, com o título ficando para o time da casa. Mas os brasileiros garantem que vai ter volta e o resultado será diferente.

Mas todos os resultados dos brasileiros e os demais títulos, enviaremos no próximo boletim.
 
O Campeonato Sulamericano Indoor 2009, o WIAC 2009 (World Indoor Archery Championships) e a Copa das Nações foram realizações da AATA (Asociación Argentina de Tiradores con Arco) com supervisão da IFAA (International Field Archery Association).

Fau Barbosa

Da Redação

Visitantes Online:

Temos 788 visitantes e Nenhum membro online