Terça, 23 Setembro 2014

Você está em: Educação Educação Alunos da 1a Turma do Curso de Gastronomia apresentam TCC com Festival Gastronômico

Alunos da 1a Turma do Curso de Gastronomia apresentam TCC com Festival Gastronômico

AddThis Social Bookmark Button


A Faculdade Mario Schenberg está orgulhosa dos alunos da 1ª turma do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - coordenado pela Profa. Lúcia Verginell - que se formam nesse final de ano. No mês de novembro, eles apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), orientados pelo Prof. Mestre Paul William Gregson. O Portal Viva! esteve presente acompanhando todo o trabalho de TCC, que foi apresentado em três dias diferentes. Dividido em dois grupos, ele teve como temas a brasileiríssima mandioca e a rica e alegre culinária da Sicília, no sul da Itália.Na parte teórica, os alunos apresentaram as culturas de cada país em banca composta por profissionais do mercado de Gastronomia.

CONVIDADOS, FAMILIARES DE ALUNOS E BANCA EXAMINADORA DA PARTE TEÓRICA DO TCC DE GASTRONOMIA

PROF.LUCIA, PROF. PAUL E PROF. CIDINHA DO MARIO SCHENBERG - ALUNOS OUVEM A BANCA EXAMINADORA

ALUNOS APRESENTAM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC - DA 1ª TURMA DE GASTRONOMIA

Nas semanas seguintes, aconteceu o Festival Gastronômico, com dois jantares temáticos, montagem de ambientes pelos alunos, e preparação do cardápio. Através dos jantares foi mostrado um verdadeiro show de conhecimento e aprendizagem, que deixou os presentes encantados e muito satisfeitos.

TRABALHO IMPECÁVEL NA APRESENTAÇÃO DO JANTAR, COM DIREITO A MAITRE E MÚSICA AO VIVO

A DIRETORA DA FACULDADE, CIDINHA COM A PROF. LUCIA - LUIS GUSTAVO NAPOLITANO E O DIRETOR RUI

A MANDIOCA
O comandante da PM de Cotia e formando de Gastronomia - Capitão Odair Marcelo - foi quem apresentou a parte prática, ao lado da aluna Ivete. O jantar contou com um couvert composto de Canapé de tapioca e falso caviar de sagú, entrada fria contendo salada de casca de mandioca, entrada quente de pastel de siri, vol-au-vent de camarão e escondidinho de macaxeira com carne seca. O prato principal ficou por conta de um peixe abadejo servido na casca de bananeira e a sobremesa foi um maravilhoso pudim de tapioca com calda de goiaba.

O COUVERT E A SALADA, FEITOS À BASE DE MANDIOCA - CRIATIVIDADE QUE MOSTROU RESULTADOS POSITIVOS

A SICÍLIA
A parte prática ficou por conta do aluno Marcos, que apresentou a cultura do Mediterrâneo, e a necessidade de se resgatar a gastronomia em uma época de Fast-food, enfatizando o convívio entre amigos, sem pressa. No jantar foi servida uma salada caprese, um fettuccine, um carré de cordeiro ao molho de ervas finas acompanhado de uma salada siciliana.

MÚSICA TÍPICA ITALIANA: VIOLINOS NA ENTRADA E A FAMOSA TARANTELA PARA ANIMAR O JANTAR

CASA DO MOÍNHO E CANTINA ROPERTO PRESTIGIAM EVENTO - FACULD.MARIO SCHENBERG ESTÁ ORGULHOSA DA 1ª TURMA

PRESIDENTE DO GRUPO LUSÓFONA PARTICIPA DO EVENTO COM SUA ESPOSA

SALADA CAPRESE E CARRÉ DE CORDEIRO AO MOLHO DE ERVAS FINAS MARCAM A NOITE SICILIANA

ALUNOS SE VESTIRAM A CARÁTER, INCLUSIVE COM TERNO E CHAPÉU  "MAFIOSO" NA NOITE DA SICÍLIA

FESTIVAL

"Um dos nossos alunos está fazendo estágio com o conhecido Chef Alex Atalla", disse orgulhosa a coordenadora do curso, Lucia Verginelli.

Nos dois momentos práticos - os jantares - houve a participação de todos os alunos, sendo que eles se dividiram entre mestres, chefs, e garçons, de forma a mostrar que tiveram o aprendizado em todas as etapas que compõem a gastronomia, não só a preparação dos alimentos em si, como também todos os processos de montagem do evento, como composição das mesas, serviço de bebidas , etc.

Os eventos contaram ainda com boa música, vinhos deliciosos, e a presença de chefs e donos de renomados restaurantes, como a Cantina Roperto do Bexiga, o restaurante Emília Romagna no centrinho da Granja, o restaurante Suez, na Estrada do Capuava, o restaurante Quinta do Bacalhau na Estrada de Caucaia, além da diretora da Casa do Moínho - referência na formação de profissionais de gastronomia/turismo e hotelaria.

Parabéns futuros gastrônomos! Vocês deram um show!

Fau Barbosa

BÔNUS DE FOTOS:

 

Adicionar comentário

AVISO: Serão moderados todos os comentários que apresentarem qualquer tipo de conteúdo ofensivo ou provocações, palavrões, palavras de baixo calão, e material obsceno. O prazo para publicação dos comentários é de até 72 horas. Não serão aceitos comentários com fins comerciais nem políticos. Os comentários postados aqui não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.


Código de segurança
Atualizar