Terça, 29 Julho 2014

Você está em: Cidade Cidade Prefeitura de Itapevi inicia Mutirão Cata-bagulho

Prefeitura de Itapevi inicia Mutirão Cata-bagulho

AddThis Social Bookmark Button

Colchões, móveis, utensílios, televisores e outros itens velhos estão sendo recolhidos nos bairros da cidade pela Prefeitura de Itapevi. Nesta segunda-feira (7) foi iniciado o Mutirão Cata-bagulho, que percorrerá toda a cidade até o dia 2 de julho.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram nas ruas dos condomínios Nova São Paulo e Transurb coletando materiais recicláveis deixados nas calçadas pelos moradores. No dia seguinte, as equipes estiveram nos bairros Jardim Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Vila Nova Itapevi.
A ação faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente que foi celebrado em 05 de junho. No ano de 2009, na mesma ocasião das comemorações, a Prefeitura realizou o mutirão nos bairros centrais da cidade. “Porém, neste ano, a Prefeitura estenderá o mutirão durante todo o mês de junho, garantindo o atendimento a mais bairros”, afirma o secretário Evangelista Azevedo Limas.

A campanha visa incentivar a população a estabelecer medidas de proteção ao meio ambiente, bem como a prevenção de enchentes e infestação de insetos e roedores. “Muitas vezes, esses materiais são despejados em terrenos baldios ou pior, em beira de rios e córregos da cidade, favorecendo o aparecimento de ratos e causando inundações. Com esta ação, vamos estimular a destinação correta desses materiais”, destaca a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Todo material coletado será separado e destinado de modo sustentável, já que grande parte dos resíduos poderá ser reciclável. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a separação será realizada com apoio da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável. No entanto, não serão recolhidos lixo doméstico, entulho, restos de construção e resíduos de jardinagem como podas de árvores, galhos e capinagem. Nesta semana, os caminhões de coleta do mutirão ainda passarão pelos bairros Jardim São Carlos, Jardim Itapevi, Jardim Sorocabano, Jardim Iracemaporã, Vila São Francisco e Vila Áurea.

O munícipe também pode colaborar com esta ação, levando seu material velho até um terreno que servirá como ponto de coleta, localizado na Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, altura do Km 42, em frente ao campo do Jardim Santa Rita, e funcionará no mesmo período e horário que vai acontecer o mutirão.

Para obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone: (11) 4205-4345, por e-mail: sma@itapevi.sp.gov.br ou se dirigir a Secretaria, situada na rua Professor Irineu Chaluppe, 291 – Centro.

Fonte: Nilton Ramos/Itapevi Notícias

Adicionar comentário

AVISO: Serão moderados todos os comentários que apresentarem qualquer tipo de conteúdo ofensivo ou provocações, palavrões, palavras de baixo calão, e material obsceno. O prazo para publicação dos comentários é de até 72 horas. Não serão aceitos comentários com fins comerciais nem políticos. Os comentários postados aqui não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.


Código de segurança
Atualizar