Quarta, 17 Setembro 2014

Você está em: Lazer Lazer Veja opções de passeios nas férias da criançada!

Veja opções de passeios nas férias da criançada!

AddThis Social Bookmark Button

Com a criançada de férias, muitos pais que não podem viajar, acabam ficando sem opção. Veja os passeios disponíveis que os pequenos vão com certeza curtir muito.

PARQUES DE DIVERSÃO

Hopi Hari
O parque possui uma região temática chamada "Infantasia", com atrações e personagens da Vila Sésamo. O complexo também tem montanha-russa, roda-gigante e cinema 3D, entre outras opções.

Onde: Hopi Hari (Rod. dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo -SP); tel. 11 4004 5700 (SP Capital e Grande São Paulo) e 0300 789 5566 (outras localidades); www.hopihari.com.br

O Mundo da Xuxa
Com mais de 18 atrações para todas as idades, possui parede de escalada, trilha de arvorismo com obstáculos, montanha-russa, carrossel e um playground para os menores, entre outras atrações.

Onde: O Mundo da Xuxa - no Shopping SP Market (Av. das Nações Unidas, 22.540, Interlagos, São Paulo - SP); tel. 11 5541 2530; www.omundodaxuxa.com.br

Playcenter
Para os mais radicais, tem montanha-russa que faz um looping completo e mais dois meio loopings. E depois repete todo o trajeto de costas. Possui ainda espaço voltado especialmente para a criançada, com mais de 25 atrações, entre brinquedos tradicionais, como o Carrossel e o Trenzinho.

Onde: Playcenter (R. José Gomes Falcão, 20, Barra Funda, São Paulo - SP); tel. 11 2244 7529; www.playcenter.com.br

Ski Mountain Park
No meio das montanhas, o parque tem duas pistas de esqui - uma delas para treino e para iniciantes - em que há a sensação de estar deslizando na neve. Ainda apresenta outras atrações para todas as idades e gostos, como tobogã, teleférico, passeio a cavalo e paintball.

Onde: Ski Mountain Park (Est. da Serrinha, km 3 - acesso pela Av. Três de Maio - Cambará, São Roque - SP); tel. 11 4712 3299; www.skipark.com.br

PARQUES AQUÁTICOS

Wet'n Wild
O parque aquático é um dos maiores do Brasil e tem capacidade para receber 10 mil pessoas por dia em suas 15 atrações para todas as idades, além de atividades no lago natural, cercado pela natureza. Para abastecer as piscinas e atrações, o local utiliza mais de 7 milhões de litros de água tratada e reciclada.

Onde: Wet'n Wild (Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Itupeva - SP); tel. 11 4496 8000; www.wetnwild.com.br

Magic City
A 60 km da capital paulista, o complexo de lazer ocupa uma área de 300 mil m². Cercado pela Mata Atlântica, oferece atrações para todas as idades. Reúne parque aquático, parque de diversões, esportes de aventura, fazendinha, pesqueiro e pousada em um só lugar.

Onde: Magic City (Estrada do Pavoeiro, 8.870, Suzano - SP); tel. 11 4746 5800; www.magiccity.com.br

AQUÁRIOS

Aquário de SP
Abriga cerca de 400 espécies de animais entre mamíferos, anfíbios, répteis e peixes de água doce e salgada. Destaque para os jacarés albinos, tubarões, arraias e pinguins. Conta ainda com réplicas mecanizadas de dinossauros e um museu de paleontologia. Em janeiro de 2010, ganhou um setor de filhotes, no qual está o filhote de peixe-boi chamado Tapajós.

Onde: Aquário de São Paulo (R. Huet Bacelar, 407, Ipiranga, São Paulo-SP); tel. 11 2273 5500; www.aquariodesaopaulo.com.br

Acqua Mundo
Expõe várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos: tubarões, pinguins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras. Entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos, o local abriga 235 espécies, totalizando oito mil animais em exposição.

Onde: Acqua Mundo (Av Miguel Stéfano, 2001, Enseada, Guarujá - SP); tel. 13 3398 3000; www.acquamundo.com.br

Aquário de Santos
Primeiro aquário público do Brasil, o local foi inaugurado em 1945. Hoje, apresenta mais de 200 espécies de água doce e salgada, em um total de 4 mil animais aquáticos. Tem garoupas, moreias, carpas, piranhas, tartarugas, tubarões e corais, entre outros. O antigo espaço do lobo-marinho foi transformado em um "Tanque Oceânico", com 350 mil litros de água, onde estão expostos tubarões, meros, raias e cardumes de grande porte.

Onde: Aquário Municipal de Santos (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Praça Ver. Luiz La Scalla, Ponta da Praia, Santos-SP); tel: 13 3236-9996;

PARQUES

Parque Villa-Lobos
Para agradar grandinhos e baixinhos, reúne campos de futebol, quadras de tênis, além da Villa Ambiental, que tem atividades divertidas e educativas, informando para as crianças a importância de proteger o meio ambiente.

Abriga uma ciclovia de 1,5 km e pistas de cooper. O parque é bastante requisitado por pessoas portando bicicleta, patins e skate.

Onde: Parque Villa-Lobos (Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, São Paulo-SP); tel: 11 3023 0316 e 3023-2229;

Parque Ibirapuera
O parque está dividido em duas grandes áreas, uma destinada à cultura e outra ao lazer e ao esporte. Abriga pistas de corrida, quadras e parquinhos para as crianças. Dica: alugue uma bicicleta na entrada do portão 3 e percorra o parque todo.

Onde: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera, São Paulo-SP); tel: 11 5574 5177 e 5574 5505;

Parque Estadual da Cantareira
O Parque Estadual Serra da Cantareira tem o tamanho equivalente a 8 mil campos de futebol. Ao lado do Horto Florestal, o parque possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Abriga várias espécies animais ameaçadas de extinção, como bugio, gato-do-mato, jaguatirica, macuco, gavião-pomba, jacuguaçu e bacurau-tesoura-grande.

Onde: Parque Estadual da Cantareira (R. do Horto, 1.799, Horto Florestal, São Paulo-SP); tel: 11 2203 3266.

Parque Ecológico do Tietê
Com 14 milhões de m², o local é bastante procurado por moradores da região leste da capital paulista. O parque foi construído para ajudar a preservar a área de várzea do rio Tietê. Conta com uma espaço de lazer que inclui trilhas próximas do rio, lago com pedalinhos e barquinhos e um museu simpático que narra a história do rio, exibindo um barco que participou de uma regata em suas águas no ano de 1942.

Onde: Parque Ecológico do Tietê (Av. Guira Acangatara, 70 - acesso pelo km 17 da rod. Ayrton Senna-, Cangaíba, São Paulo-SP); tel: 11 2958 1477.

Parque Municipal Mário Covas
O parque fica em um dos cartões-postais da capital paulista: a Avenida Paulista. Inaugurado em janeiro de 2010, possui mais de 5 mil m² e conta com um bicicletário, banheiros e uma Central de Informações Turísticas.

Onde: Parque Municipal Mário Covas (Av. Paulista, 1853, Jd. Paulista, São Paulo-SP).

ZOO

Zoo de São Paulo
Exibe cerca de 3,5 mil animais, representando 91 espécies de mamíferos, 192 de aves, 80 de répteis, oito de anfíbios e cinco de invertebrados, em recintos e terrários amplos que se assemelham ao habitat natural dos bichos. Há atrações especiais, como as apresentações didáticas de leões marinhos treinados e o Zoomóvel, uma espécie de quiosque que hospeda palestras com demonstrações, sempre com um tema diferente.

Onde: Zoológico de São Paulo (Av. Miguel Estéfano, 4.241, Saúde, São Paulo-SP); tel: 11 5073-0811; http://www.zoologico.sp.gov.br

Zoo Safári
Há mais de 300 animais soltos em locais que imitam seus habitats naturais, como girafas, zebras e macacos, e que podem ser vistos de perto pelo público, que transita por suas alamedas dentro de automóveis. As feras (leões, tigres e ursos) são colocadas em ambientes cercados por telas.

Onde: Zoo Safari (Av. do Cursino, 6.338, Saúde, São Paulo-SP); tel: 11 2336 2131; http://www.zoologico.sp.gov.br/zoosafari

Estação Natureza
Entre os bichinhos que são criados no local e que as crianças podem ver e brincar estão coelhos, vacas, ovelha, tartarugas, bode, patos. Em plena cidade, com uma área de 6 mil m², tem muito verde e diversos animais para os pequenos se divertirem ao passear de pônei, plantar na hortinha ou aprender a ordenhar.

Onde: Fazendinha Estação Natureza (Av. Washington Luís, 4.221, Santo Amaro, São Paulo-SP); tel: 11 5034 2728; http://www.estacaonatureza.com.br

Zooparque Itatiba
Em uma área de 500 mil m² convivem mais de mil animais como papagaios, águias, tucanos, avestruzes, tigres, rinocerontes, macacos, hipopótamos, antílopes, lobos, lontras, jacarés e rinocerontes. Tem uma seleção dos animais mais representativos do mundo todo em recintos que reproduzem seu habitat natural.

Onde: Zooparque Itatiba (Rod. Dom Pedro 1º, km 95,5, Sítio Paraíso das Aves, Itatiba-SP); tel: 11 5034 2728; www.zooparque.com.br

MUSEUS

Museu das Invenções
Com cerca de 500 peças, divididas em dois andares, mostra inventos nacionais e estrangeiros e alguns inusitados, como o pente para carecas e uma fechadura mecânica sem chaves e sem utilização de energia. Há também invenções já lançadas comercialmente, como a bóia-espaguete e a raquete mata-mosquito, e outros que devem ser produzidos, como a cueca descartável e o dispositivo luminoso para chamar o garçom.

Onde: Museu das Invenções (R. Dr. Homem de Mello, 1.109, Perdizes, São Paulo-SP); tel. 11 3873 3211; www.museudasinvencoes.com.br

Museu do Relógio
O espaço do passeio é pequeno, mas as curiosidades podem prender a atenção por mais de uma hora. Entre os primeiros objetos mostrados estão os relógios de bolso, um deles do século 17, deu início à coleção de Dimas de Melo Pimenta, que dá nome ao Museu do Relógio. Apaixonado por relógios, ele foi montando o acervo que mais tarde seria exposto.

Onde: Museu do Relógio (Av. Mofarrej, 840 - Vila Leopoldina, São Paulo-SP); tel. 11 3646 4000;

Museu dos Óculos
A coleção de um empresário transformou-se no único museu dos óculos da América Latina. São cerca de 700 peças (200 em exposição), como a réplica dos primeiros óculos ocidentais, do século 13, e um modelo oriental do século 18, que segue a estrutura do que teria sido o primeiro do mundo, datado do século 4 a.C. Entre as preciosidades, uma peça italiana dos anos 1970 com um minitoldo colorido protegendo as lentes e um exemplar usado pela cantora Elis Regina.

Onde: Museu dos Óculos (R. dos Ingleses, 108, Morro dos Ingleses, São Paulo-SP); tel. 11 3149 4000;

MASP
Um dos mais conhecidos museus da capital paulista, o MASP já impressiona do lado de fora, pois não é nada comum: parece um prédio deitado, com um grande vão embaixo. Lá, os visitantes podem conferir telas dos maiores pintores do mundo todo, como Monet, Picasso e Van Gogh, além dos brasileiros Di Cavalcanti e Anita Malfatti, entre muitos outros artistas.

Onde: MASP (Av. Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo-SP); tel. 11 3251 5644; www.masp.art.br

Museu da Língua Portuguesa
Esse é um museu bem diferente, que mostra curiosidades sobre a língua falada pelos brasileiros. Tem instalações que permitem que o visitante brinque de formar palavras (como na foto), monitores que contam a origem de algumas palavras e muitas outras atrações.

Onde: Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº, Luz, São Paulo -SP); tel. 11 3326 0775; www.museulinguaportuguesa.org.br

Museu do Ipiranga
Apesar de ser conhecido pelo nome acima, o espaço se chama Museu Paulista. No salão de honra, o destaque fica para a tela "Independência ou Morte" (foto), que retrata como teria sido proclamada a Independência do Brasil. Ainda dá para ver roupas e adereços, além de móveis, louças e peças de iluminação dos séculos 18 e 19.

Onde: Museu Paulista (Parque da Independência, s/n.º, Ipiranga, São Paulo-SP); tel. 11 2065 8000; www.mp.usp.br

*ATENÇÃO: Para informações e confirmações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local.

Da Redação com o Uol Crianças

Adicionar comentário

AVISO: Serão moderados todos os comentários que apresentarem qualquer tipo de conteúdo ofensivo ou provocações, palavrões, palavras de baixo calão, e material obsceno. O prazo para publicação dos comentários é de até 72 horas. Não serão aceitos comentários com fins comerciais nem políticos. Os comentários postados aqui não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.


Código de segurança
Atualizar