Trem Fau

Por Fau Barbosa

A reportagem do Portal Viva Cotia esteve na Estação Ferroviária de Caucaia. Um lugar quase escondido, em meio à Estrada dos Pires, mas um lugar bucólico onde famílias se dirigem no fim da tarde para ver o trem passar.

Quando chegamos, encontramos o casal Adérito e Cíntia, acompanhado das filhas Júlia (8), Joana (7) e Daniel (3), e da amiguinha Tays (8), sentados no chão, esperando o trem. E puxando papo, ficamos conversando sobre como a estação funciona.
Moradores de Caucaia há 3 anos, eles vão sempre ali nos finais de tarde das 3as, 5as e domingos, e as crianças adoram.
"Os maquinistas são jovens, deixam as crianças subirem no trem para olhar, contam como tudo funciona, é uma festa para eles", disse Adérito.

Ele nos contou que muitas pessoas andam pela linha do trem até chegar na Reserva, que dali, fica em torno de uns 3 km. Muita gente vai a pé, outros de moto.
Contou também que há pontos em que os trilhos tem problemas, e aí o trem precisa diminuir. Acha inclusive que precisa ter mais segurança, pois nesse trecho, há muitos assaltos.
Em meio ao papo, nos contaram sobre os trechos em que é possível ver o trem lado à lado do carro. Existe uma pista paralela aos trilhos, e nós fomos procurá-la. Ela fica na Estrada dos Pereiras. E lá fomos nós...

Durante a semana, voltamos à Caucaia, para continuar nossa "experiência férrea", (rs), e acabamos conhecendo o sr. Nelson  Paulucio, morador da região há 30 anos. Nós o convidamos a entrar no carro e nos mostrar o caminho até a ponte, o que ele fez de bom grado.
Aproveitou para nos contar a história toda, da outra estação que havia ali ao lado da ponte, e quando a CBPO reformou a área, derrubou tudo e aí só sobrou a Estação de Caucaia.

Seguimos de carro então, paralelamente aos trilhos, e demos de cara com um comboio de 3 locomotivas engatadas, cujo maquinista, aos nos ver, deu farol, e apitou nos saudando... Ele diminuiu a velocidade e ainda deu tempo de fotografá-lo. Foi uma aventura!

De lá seguimos novamente para a estação, e ao chegar, nos deparamos com dois trens passando em sentidos opostos! E um pai com dois filhos sentados olhando...

Resolvemos então seguir os trilhos por fora, e qual foi a surpresa, ao entrarmos em um residencial cujo fundo dá para a Reserva. Uma das vistas mais lindas que eu já vi!

Nossa cidade merece ser conhecida e divulgada por todos.  
E VIVA COTIA!

{gallery}trem1{/gallery}

 


Visitantes Online:

Temos 668 visitantes e Nenhum membro online