Sexta, 22 Agosto 2014

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EMTU projeta corredores de ônibus e divulga ações para Cotia

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O Dia Mundial Sem Carro, marcado para esta quinta-feira (22), é a data ideal para celebrar iniciativas que privilegiam o transporte público em substituição ao individual.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, está projetando para os próximos quatro anos, cerca de 160 km de corredores de ônibus em duas Regiões Metropolitanas (São Paulo e Campinas), incluindo-se os que já se encontram em obras – caso do Itapevi-São Paulo e Guarulhos–São Paulo – e outros ainda em fase de projeto. Além disso, estão previstos mais 11 km da primeira fase do trecho prioritário do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista.

Os projetos prevêem ainda a instalação de ciclovias e de bicicletários nos terminais para garantir o acesso e integração a outros sistemas, atendendo, assim, a política da empresa de incentivar o uso do transporte não poluente, além de favorecer a mobilidade dos usuários nos seus deslocamentos.

Corredores em obras

Até 2014 está prevista a entrega de três trechos considerados prioritários, sendo um deles a Ligação CECAP – Taboão.

O Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (Butantã) terá seu ponto inicial no Terminal Itapevi, junto à Estação da CPTM, e seguirá até a Estação Butantã do Metrô (Linha 4 – Amarela), na capital paulista. Abrange os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo (região Oeste). O trecho prioritário entre Itapevi e Jandira, integrado com as Estações da CPTM, conta com o Terminal Itapevi, três estações de transferência, novo viário com duas faixas por sentido, viaduto, passarela sobre a via férrea, calçadas e ciclovia.

Corredores em projeto

O Corredor Itapevi-Cotia é uma ligação perimetral entre os municípios de Itapevi e Cotia que, por meio do Terminal Metropolitano de Cotia já existente, será conectado com o futuro Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (em construção). Beneficiará principalmente a população de Cotia, por conta da integração com o sistema ferroviário na Estação Itapevi da CPTM e do acesso mais rápido à capital paulista.

O Corredor Alphaville-Cajamar ligará os municípios de Carapicuíba, Barueri e Santana do Parnaíba em uma primeira fase, e Cajamar em uma fase posterior, atendendo às áreas de perfil empresarial (Alphaville, em Barueri) e de perfil residencial (Santana de Parnaíba e Cajamar).

Outras ações ambientais

- A EMTU/SP coordena o projeto “Ônibus a Célula a Combustível Hidrogênio para Transporte Urbano no Brasil”. O primeiro protótipo está operando nas linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) para análise de desempenho da nova tecnologia e mais três veículos estão em fabricação.

- O Programa ConscientizAR, criado pela EMTU/SP em 2008, visa diminuir a emissão de poluentes dos ônibus dos Sistemas Regular (Comum e Especial), de Fretamento e Transporte Escolar. O programa avalia periodicamente a emissão de fumaça preta dos ônibus dos Sistemas Regular e de Fretamento que rodam diariamente nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Até o último mês de julho, a EMTU/SP inspecionou quase 15 mil veículos.

Cotia

O diretor de Gestão Operacional da EMTU, Evandro Losacco, falou com exclusividade ao Portal Viva sobre as ações previstas para Cotia:

1 – Pro pólo de Caucaia do Alto – Projeto em fase de contratação
2 – Corredor Itapevi-Cotia – Projeto em fase de contratação
3 – Integração de linhas metropolitanas no Terminal Butantã do Metrô – Data a ser definida
4 – Entrega pela Concessionária Intervias / Viação Raposo - 25 veículos novos até o final deste ano, sendo 20 para o serviço comum e 05 para o serviço seletivo.

Fau Barbosa

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