Portal Viva

Você está em: Cidade Cidade Start: Simulado de Urgência e Emergência capacitou equipes no km 34

Start: Simulado de Urgência e Emergência capacitou equipes no km 34

AddThis Social Bookmark Button

Por Fau Barbosa

Um simulado de Urgência e Emergência foi realizado na manhã dessa quinta-feira(12), no trevo de acesso do km 34 da Rodovia Raposo Tavares – sentido São Paulo.

O simulado, considerado de grande porte, abrangeu um engavetamento envolvendo quatro veículos (um ônibus e três carros), com vítimas.

Ele mobilizou cerca de 100 profissionais, assim como todo o efetivo do Corpo de Bombeiros e teve cerca de 20 "vítimas", todas voluntárias e estudantes de enfermagem.

"O objetivo do simulado de Urgência e Emergência foi capacitar equipes e estreitar o diálogo entre os órgãos de atendimento emergencial do município", disse o coordenador da operação, Capitão Wilian Vitorino, Comandante do Corpo de Bombeiros de Cotia.

"Essas simulações são feitas para que todos tenham condições de atuar em situação de emergência com vítimas", ressaltou. Para Vitorino, o tempo gasto na simulação foi excelente: 36 minutos.

Start

A simulação, denominada "Start", trabalha com quatro tipos de vítimas, que depois de resgatadas, são triadas dependendo da gravidade dos ferimentos.

O coordenador de urgência e emergência, Dr. Marco Antonio Prado, disse ao Portal Viva que a simulação continua dentro do Hospital de Cotia e no PA do Atalaia. Ele explicou os tipos de vítimas:

Vermelhas - vítimas gravíssimas

Amarelas - vítimas de média gravidade, que merecem atenção pois podem se converter em vermelhas.

Verdes - vítimas leves

Cinzas ou pretas - vítimas em óbito

"É feita toda a abordagem e o transporte de vítimas como se fosse de verdade", disse Marco.

Para o diretor da Defesa Civil, Hintz Brandão, essa foi uma grande experiência. "Temos que tirar o maior proveito desse treinamento para a nossa realidade diária", disse.

A ideia de realizar o simulado surgiu após a realização do treinamento dos agentes de trânsito e da necessidade de integrar os setores envolvidos para otimizar os serviços e resultados diante de uma situação real.

"Foi muito positivo pelo fato de fazer a integração dis departamentos envolvidos. Precisamos de mais simulados desse porte", disse o ex-secretário de Trânsito e Transportes, Claudio Olores.

O simulado foi promovido pela Secretaria de Transportes e Trânsito com a participação do Demutran, DER, CCR Via Oeste, Secretaria da Saúde (pronto atendimento do Atalaia e Hospital de Cotia), Corpo de Bombeiros, SAMU, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Policia Rodoviária, Defesa Civil e Hospital de Cotia. A Fiat Sinal emprestou um dos veículos acidentados.

Confira mais fotos:

Fotos: Fau Barbosa

Adicionar comentário

AVISO: Serão moderados todos os comentários que apresentarem qualquer tipo de conteúdo ofensivo ou provocações, palavrões, palavras de baixo calão, e material obsceno. O prazo para publicação dos comentários é de até 72 horas. Não serão aceitos comentários com fins comerciais nem políticos. Os comentários postados aqui não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.


Código de segurança
Atualizar