Por Rogério Ruschel (*)
A prática do exercício da cidadania que vem sendo realizado desde 2009 na Granja Viana pelo movimento Transition Towns (TT) foi apresentada como modelo durante o 6o. World Urban Forum da ONU Habitat, realizado semana passada (de 01 a 06 de setembro) em Nápoles, Itália.

Foram duas apresentações da experiência brasileira – uma sobre o TT Granja Viana e outra sobre o TT Brasilandia, de São Paulo, capital – feitas por May East, Monica Picavea e Frank Siciliano. A apresentação do TT Granja Viana em inglês pode ser baixada em PDF no endereço http://www.scribd.com/doc/105039966/Apresentacao-Issa-Granja-english-ago-2012

Os granjeiros com certeza já conhecem pelo menos algumas das iniciativas do movimento, que atua em diversas dimensões da cidadania, como a EcoFeira (produtos mais sustentáveis), Do Meu Lixo Cuido Eu (educação para gestão de lixo), Hora do Planeta (aquecimento global), AUescambAU (reutilização de objetos como forma de incentivo de consumo consciente), Voto Onde Moro (cidadania eleitoral), Mão na Massa (revitalização de áreas públicas), Vamo Junto (carona compartilhada como parte da redução de emissões de gases de efeito estufa), SOS Pedestres Granja Viana (cidadania urbana) e outras.

Mesmo que você não seja um ativista como as fundadoras e gestoras do Transition Towns Granja Viana (entre elas Isabela Maria Gomes de Menezes, Daniela Terracini, Silvia Rocha e Theresa Franco) ou não seja um dos 72 membros associados ao grupo (eu sou associado desde setembro de 2009), está sendo beneficiado como morador da comunidade. Mas isto pode mudar: para saber mais e e se associar, acesse a página do TT Granja Viana em http://transitionbrasil.ning.com/group/transitiongranvaviana

May East, Frank Siciliano e Monica Picavea no 6ª World Urban Forum da ONU Habitat

O TT Granja Viana pode ser ouvido no programa “Tudo Junto e Misturado” na rádio web

O movimento das Cidades em Transição (Transition Towns) foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em comunidades mais sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas. No Brasil existem vários grupos comunitários, com mais de 1.500 membros associados.

O 6o. World Urban Forum da ONU reuniu milhares de pessoas em torno de cerca de 300 eventos, palestras, apresentações, cursos, mostras e workshops distribuídos em eventos oficiais (dos quais participam apenas governantes de países), 133 eventos de networking, 23 eventos de treinamento, 20 filmes no Urban Film Festival 2012 e 20 eventos paralelos – o Transition towns foi um deles - além de eventos culturais pela cidade de Nápoles. Para saber mais acesse http://www.unhabitat.org

A Granja Viana está em grande transição – e pode ser para melhor se nós todos participarmos da construção de seu futuro. Participe.

(*) Rogerio Ruschel - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - é granjeiro, rotariano, consultor e jornalista, autor de 30 publicações sobre meio ambiente, cidadania e sustentabilidade.

Imagem: arquivo “TT na Habitat.jpeg”

Visitantes Online:

Temos 821 visitantes e Nenhum membro online