
Um novo tipo de golpe tem ganhado destaque nas redes sociais nos últimos dias. É o golpe do falso comprovante, também chamado de “Comprovante Spray”.
O golpe vem sendo aplicado principalmente via WhatsApp, e tem como objetivo roubar informações bancárias das vítimas. Os criminosos utilizam uma técnica baseada na engenharia social, quando a vítima é induzida a cair na armadilha sem perceber.
Um contato desconhecido envia uma mensagem contendo um arquivo malicioso disfarçado de comprovante bancário. Esse arquivo, normalmente, é enviado em formato “zip”. Ele sempre vem acompanhado de uma mensagem que atiça a curiosidade da vítima, do tipo “segue o comprovante”. Ao clicar no link e baixar o arquivo, a pessoa corre o risco de ter suas informações sigilosas hackeadas.
Golpe do Comprovante Spray
O formato “zip” é comumente utilizado para compactar arquivos grandes, o que facilita o seu compartilhamento. No caso deste golpe, o arquivo compactado contém um vírus, também conhecido como malware.
Ao ser baixado, esse malware tenta acessar informações sigilosas armazenadas no celular da vítima, como informações de cartão de crédito, senhas bancárias e dados de redes sociais.
Como muitos usuários confiam em mensagens recebidas por aplicativos de mensagem, os criminosos se aproveitam para aplicar o golpe. A falsa sensação de segurança ao receber um comprovante bancário pode levar a vítima a baixar o arquivo sem suspeitar que está sendo vítima de um golpe.
Como se proteger de golpes no WhatsApp
Algumas práticas evitam que as pessoas caiam em golpes como o "comprovante spray". Especialistas em cibersegurança dão dicas de como evitar esses golpes.
Nunca clique em links ou baixe arquivos de contatos desconhecidos
Mensagens que parecem urgentes devem ser tratadas como suspeitas
Fique atento ao formato dos arquivos recebidos. Comprovantes legítimos costumam ser enviados como imagens nos formatos PNG ou JPEG e documentos como PDF, DOC ou DOCX
Sinais de alerta
Alguns sinais podem indicar que você está diante de um golpe:
Mensagens de contatos desconhecidos que contêm links ou arquivos
Mensagens que tentam criar um senso de urgência ou pressão para que você tome uma ação imediata
Sempre verifique a origem do contato. Se a mensagem for de um número desconhecido ou não identificado, não responda
Mantenha seus aplicativos de segurança atualizados. Isso ajuda a identificar e bloquear ameaças potenciais
Mantenha o software do dispositivo sempre atualizado, já que atualizações frequentemente incluem correções de segurança
Utilize um bom antivírus
Comments