Coronel Alexandre Merlin é o novo comandante do Corpo de Bombeiros
- Fau Barbosa
- 3 de jul.
- 2 min de leitura

O Governo do Estado de São Paulo nomeou o coronel Alexandre Merlin como novo comandante do Corpo de Bombeiros, em substituição ao coronel Nilton Zacarias, que deixa o cargo após ser transferido para a reserva da Polícia Militar. A nomeação foi oficializada nesta terça-feira (2) por meio do Diário Oficial do Estado.
Com 54 anos e mais de três décadas de experiência na corporação, Merlin ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1992 e foi declarado aspirante a oficial dois anos depois, em dezembro de 1994. Em 2022, foi promovido ao posto de coronel. Ele é doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos da PM de São Paulo.
“É uma honra estar à frente de uma instituição centenária, com um efetivo dedicado que enfrenta riscos diariamente pelo bem comum. Seguiremos trabalhando pelo aperfeiçoamento constante dos serviços de prevenção e resposta às emergências”, afirmou Merlin.
🧯 Trajetória destacada na corporação
Durante sua carreira, Alexandre Merlin atuou em diversas unidades e comandos estratégicos, como:
1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
1º Grupamento de Busca e Salvamento
Comando de Bombeiros Metropolitano
Corregedoria da Polícia Militar
Comando do Corpo de Bombeiros
Escola Superior de Bombeiros
Comando de Bombeiros do Interior (Ribeirão Preto)
A nomeação do novo comandante representa mais um passo do Governo de São Paulo no fortalecimento da segurança pública, por meio da valorização da experiência e da excelência técnica dos profissionais da PM.
O agora ex-comandante, coronel Nilton Zacarias, agradeceu pela oportunidade de liderar a corporação desde fevereiro de 2024:
“Foi uma honra e um privilégio liderar o Corpo de Bombeiros. Saio com a certeza de que o trabalho seguirá firme e em constante evolução”, declarou.
Essa mudança na liderança reafirma o compromisso do estado com a eficiência operacional, modernização e respeito à história da corporação, que é referência nacional em atendimento de emergências e ações humanitárias.
Comments