Cotia: Beneficiários do Bolsa Família têm até 30/6 para atualizar dados e evitar suspensão do benefício
- Fau Barbosa
- 27 de jun.
- 2 min de leitura

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias de Cotia (SDSP) alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família sobre o prazo para atualização dos dados de saúde: até o dia 30 de junho de 2025, é preciso comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar a aferição de peso, altura e conferir a situação vacinal dos integrantes da família. O não cumprimento das exigências pode resultar na suspensão ou cancelamento do benefício.
Segundo a SDSP, a atualização dos dados antropométricos faz parte das condicionalidades obrigatórias para continuidade no programa. O atendimento é feito de forma rápida, sem necessidade de agendamento prévio.
Devem passar pela atualização obrigatória:
Crianças de 0 a 6 anos, 11 meses e 29 dias
Mulheres de 14 a 44 anos
Já o acompanhamento não obrigatório, mas recomendado, inclui mulheres entre 7 e 13 anos e aquelas com mais de 44 anos — especialmente para identificar possíveis gestações.
Para realizar a atualização, os responsáveis devem apresentar:
Documento oficial com foto
Cartão do SUS
Caderneta de vacinação
No caso de gestantes, também a caderneta de pré-natal

A Secretaria de Saúde reforça que a coleta dos dados é simples, rápida e essencial para garantir o acesso contínuo ao benefício. Famílias que não atualizarem as informações ou apresentarem irregularidades — como vacinas atrasadas ou ausência de pré-natal — podem ser advertidas, ter o benefício bloqueado e, em casos de reincidência, cancelado.
A medida faz parte do acompanhamento regular de saúde exigido pelo Governo Federal para garantir a efetividade das políticas sociais e a proteção integral às crianças, adolescentes e gestantes em situação de vulnerabilidade.
Serviço:
Onde: Qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cotia
Quando: Até 30 de junho de 2025
O que levar: Documento com foto, Cartão SUS, Caderneta de Vacinação, Caderneta de pré-natal (gestantes)
Não é necessário agendamento
Commentaires