
Já estão valendo as mudanças na cobrança pelo uso de vagas da Zona Azul, em Cotia.
Por meio do Decreto 9.405/2025, a Prefeitura estabelece um prazo de até 24h para que os motoristas regularizem a situação caso tenham sido notificados pela fiscalização e evitem a aplicação da multa.
"O pagamento do valor devido poderá ser realizado no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o término da utilização", diz o Decreto.
Como era antes
Antes, os motoristas que estacionavam nas vagas demarcadas de estacionamento rotativo sem comprar o crédito, pelo uso da vaga por até duas horas, estavam sujeito à multa.
“Agora é diferente, a pessoa não comprou o crédito, recebe a notificação e, se fizer o pagamento pelas duas horas de uso da vaga no prazo de 24 horas a partir da notificação, anula a possibilidade da multa”, explicou o prefeito Welington Formiga. “Esse era um compromisso que eu tinha com a população de Cotia", destacou.
Outro ponto instituído pelo decreto é a obrigatoriedade de a Prefeitura manter no site oficial (https://cotia.sp.gov.br/zona-azul-cotia/) todos os pontos de venda de crédito de zona azul na cidade para facilitar a localização por parte dos motoristas.
No site também é possível consultar os endereços com cobrança de zona azul. De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram), a regularização da zona azul deve ser feita exclusivamente em um posto físico credenciado.
Um absurdo essa zona azul de Cotia.
Tenho o aplicativo Panda instalado, com crédito comprado e não funciona.
Fui notificada outro dia, segui até o posto de atendimento em frente a prefeitura, disseram que não são responsáveis pelo aplicativo. Fui tentar realizar o pagamento, não aceitavam cartão nem pix, somente dinheiro...
Não ando com dinheiro, sorte que estava com meus filhos no carro e um deles tinha uns trocados na mochila...
Cotia precisa evoluir... está parada no tempo... e faço o que com meu crédito no aplicativo?