
Um indivíduo armado que estava em uma carreta parada na altura do nº da 3175 da Avenida Dr. Altair Martins, trocou tiros com uma guarnição da Guarda Civil de Cotia na noite desta quarta-feira, 12.
Por volta das 20h40, uma viatura da Guarda Civil de Cotia que fazia patrulhamento pela região do bairro Gramado, avistou a carreta parada com todas as luzes acesas e fechada. Feitas as pesquisas das placas, não havia nenhum alerta.
Posteriormente, por volta das 21h40, outra equipe da Guarda Municipal, avistou a carreta em movimento. Os guardas emitiram ordem de parada com sinais luminosos e sonoros, não sendo inicialmente atendidos até que a carreta parou na travessa da Rua Patriarca.
Segundo os guardas, o motorista da carreta aparentava não ter habilidade para conduzir aquele tipo de veículo, pois apresentou grandes dificuldades para engatar a marcha. Quando finalmente conseguiu, ele arrancou bruscamente com a carreta, impossibilitando a ultrapassagem da viatura.
Perseguição e troca de tiros
Iniciou-se uma perseguição por aproximadamente 600 metros, com o motorista fazendo diversas manobras perigosas, até que freou bruscamente e desembarcou rapidamente do veículo. Os guardas puderam observar as características físicas do indivíduo, como um homem pardo, medindo aproximadamente 1,70m, magro, trajando camiseta verde clara e bermuda. Ele portava uma arma de fogo e antes de descer efetuou um disparo em direção à guarnição. Em seguida, já no chão, realizou mais
dois ou três disparos e correu a pé, deixando cair um celular.
Os guardas revidaram porém o indivíduo conseguiu fugir pela mata. A carreta acabou descendo sem controle pela via, se chocando com a viatura e com um muro.

Durante a ocorrência, a Associação de Moradores do Gramado emitiu comunicado urgente aos moradores, informando sobre "uma ocorrência policial em andamento na entrada do residencial, envolvendo um assalto a uma carreta" e pedindo que os moradores evitassem a portaria, citando a troca de tiros e pedindo que não saíssem de casa e mantivessem portas e portões trancados com atenção redobrada até a normalização da situação".
A Autoridade Policial foi informada e requisitou concurso de perícia no local e perícia AFIS na carreta.
O celular encontrado durante a fuga e a carreta foram apreendidos. O veículo não tinha nenhum registro ou alerta de roubo até a finalização do registro da ocorrência.
O caso foi registrado no DP de Cotia em boletim de "Tentativa de Homicídio" (art.121).
As investigações prosseguem, visando a completa elucidação dos fatos.
Atendeu a ocorrência a viatura 016, com apoio da ROMU 37 e 40 e viaturas de área 23, 22, 07 e 19.
Comments