Frente fria derruba temperaturas em São Paulo e acende alerta para baixa umidade entre 1º e 3 de julho
- Fau Barbosa
- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jul.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de uma frente fria intensa entre os dias 1º e 3 de julho, que trará queda acentuada nas temperaturas e redução significativa da umidade relativa do ar em diversas regiões do estado. A previsão indica madrugadas mais geladas e sensação térmica ainda mais baixa em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.
De acordo com os meteorologistas, o frio será provocado pela passagem de uma frente fria seguida de uma massa de ar polar, que impactará principalmente o interior paulista. As temperaturas mínimas previstas variam conforme a região:
Serra da Mantiqueira: 8°C — com potencial de sensação térmica próxima de 5°C em cidades como Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.
Grande São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva: 10°C — especialmente nas primeiras horas da manhã.
Regiões de Sorocaba, Campinas, Marília, Bauru e Araraquara: 12°C — queda provocada pelo avanço do ar frio pelo interior.
Vale do Paraíba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto: 13°C — com sensação térmica inferior nas zonas rurais.
Baixada Santista: 15°C — mesmo com influência marítima, o frio será sentido ao longo do dia.
Litoral Norte: 16°C — sensação térmica mais intensa por causa dos ventos e da umidade.
Além do frio, a previsão aponta para índices de umidade abaixo dos 30% nas regiões norte, noroeste, oeste e central do Estado, condição considerada de atenção pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e que pode afetar a saúde da população, especialmente pessoas com problemas respiratórios.
A Defesa Civil recomenda redobrar os cuidados com grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua, além de evitar exposição ao frio, manter-se bem hidratado, umidificar os ambientes e ter atenção com o uso de aquecedores e cobertores. Também alerta para o aumento no risco de queimadas, devido à vegetação seca e ao ar mais seco.
Commenti