top of page

Granja Viana: Araucária é cortada, cai sobre a rede elétrica e interdita a Avenida São Camilo

Granja Viana: Araucária é cortada e cai sobre a rede elétrica na Avenida São Camilo

Prefeitura informou que a supressão tinha autorização, porém o procedimento realizado não atendeu aos cuidados técnicos necessários e gerou riscos


Por volta das 13h desta quinta-feira (30), um vídeo nas redes sociais deixou os moradores da Granja Viana indignados. As imagens mostravam o momento exato em que uma araucária de grande porte foi cortada e segundos depois caiu sobre a rede elétrica. A ocorrência aconteceu na movimentada Avenida São Camilo e por muito pouco não deixou ninguém ferido.


Nas imagens, é possível ver um homem realizando o corte sozinho, sem o uso de nenhum equipamento de segurança. Segundos depois, a árvore despenca, atinge a rede elétrica, o muro do terreno e com o impacto se quebra. Parte dela cai sobre a avenida, onde veículos passavam no momento. Por sorte, nenhum pedestre ou motorista ficou ferido, já que a avenida tem um grande fluxo de veículos e pessoas.



Equipes da Defesa Civil, Subprefeitura da Granja Viana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental de Barueri, GCM e Demutran foram acionadas.

Granja Viana: Araucária é cortada e cai sobre rede elétrica na Avenida São Camilo

Os dois sentidos da avenida precisaram ser interditados no trecho da ocorrência, já que a rede de alta tensão foi atingida e o local estava perigoso. Também houve um princípio de incêndio na rede.


Granja Viana: Araucária é cortada e cai sobre rede elétrica na Avenida São Camilo

Prefeitura diz que havia autorização de corte

Em nota encaminhada ao Portal Viva, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária da Prefeitura de Cotia esclareceu que a supressão da árvore estava autorizada, porém não da forma como foi realizada.


A Araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie ameaçada de extinção. Seu corte é proibido por lei sem autorização dos órgãos ambientais competentes.

“Foi aberto processo administrativo para apuração da situação da referida árvore, tendo em vista que sua base apresentava comprometimento estrutural, oferecendo risco de queda e perigo à integridade física de pedestres e veículos”, diz o comunicado.

A secretaria explicou que uma vistoria técnica foi feita pelo Departamento Ambiental, com registro fotográfico e laudo técnico, e que a legislação permite o corte de árvores protegidas em casos de risco comprovado à segurança pública.

“A decisão pela supressão da araucária foi fundamentada tecnicamente e amparada legalmente, priorizando-se, acima de tudo, a preservação da vida humana.”

O órgão destacou ainda que, por se tratar de área particular, a execução do serviço é de responsabilidade do proprietário.

“Como foi verificado que o procedimento não atendeu aos cuidados técnicos necessários, caberá ao solicitante prestar esclarecimentos sobre a equipe contratada e a metodologia empregada”, conclui a nota.

Leia a nota na íntegra:


Nota do Meio Ambiente

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia informa que, em relação à Araucária situada na Avenida São Camilo, foi aberto processo administrativo para apuração da situação da referida árvore, tendo em vista que a sua base apresentava comprometimento estrutural, oferecendo risco de queda e perigo à integridade física de pedestres e veículos que transitam pela região.


Foi realizada vistoria técnica pelo Departamento Ambiental, com registro fotográfico e emissão de laudo ambiental. Esta secretaria ressalta que, embora a Araucária (Araucaria angustifolia) seja uma espécie protegida por lei federal (Decreto nº 750/1993 e Lei nº 11.428/2006 – Lei da Mata Atlântica), a legislação ambiental permite a supressão de exemplares protegidos quando há risco comprovado à segurança pública.


Nesse sentido, o artigo 8º da Lei nº 11.428/2006 dispõe que é possível a supressão de vegetação nativa primária ou secundária, em estágio avançado de regeneração, em casos de utilidade pública ou interesse social, incluindo situações de risco à vida humana e à segurança de edificações.


Dessa forma, a decisão pela supressão da Araucária foi fundamentada tecnicamente e amparada legalmente, priorizando-se, acima de tudo, a preservação da vida humana, conforme previsto na legislação ambiental vigente.


Cabe esclarecer ainda que, por se tratar de área particular, a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária atua apenas na avaliação técnica e emissão da autorização ambiental, sendo que a execução da supressão é de responsabilidade do requerente.


Entretanto, foi verificado que o procedimento realizado não atendeu aos cuidados técnicos necessários, o que gerou riscos durante a execução do serviço. Destacamos que a autorização foi emitida justamente para que o procedimento ocorresse de forma segura e adequada, cabendo ao solicitante prestar esclarecimentos sobre a equipe contratada e a metodologia empregada na execução da supressão.


Por volta das 19h a Avenida São Camilo seguia interditada para os trabalhos da Enel e das empresas de internet.

Granja Viana: Araucária é cortada e cai sobre rede elétrica na Avenida São Camilo



Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page