top of page

Irã ataca Israel, deixa mortos e feridos e promete 'duros golpes' após escalada no conflito

Irã ataca Israel, deixa mortos e feridos e promete 'duros golpes' após escalada no conflito
Confira a linha do tempo nos últimos dias (Reprodução: G1)

O Irã realizou uma série de ataques contra Israel entre a noite de sexta-feira (13) e a manhã deste sábado (14), deixando dezenas de feridos e, até o momento, pelo menos dois mortos. A ofensiva ocorre como resposta direta aos bombardeios israelenses que atingiram instalações nucleares e militares iranianas.


Explosões foram ouvidas em Teerã, e a mídia estatal iraniana confirmou a morte do chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami, e de Fereydoon Abbasi, ex-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, nos ataques realizados por Israel.


O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que Israel “iniciou uma guerra” e prometeu que o Irã “infligirá duros golpes” em retaliação.


De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), o Irã disparou cerca de 100 mísseis, sendo que a maior parte foi interceptada ou não atingiu os alvos. Ainda assim, explosões foram registradas em Tel Aviv, Jerusalém e outras cidades, aumentando o clima de tensão na região.


O governo israelense declarou emergência em todo seu território e afirmou que se prepara para uma nova onda de retaliações.


Entenda o conflito

O conflito ocorre em meio a uma grave crise diplomática envolvendo o programa nuclear iraniano. Horas antes dos ataques, na quinta-feira (12), o conselho da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou uma moção que declara que o Irã violou, pela primeira vez em 20 anos, suas obrigações de não proliferação nuclear.


A decisão foi tomada com o apoio de 19 dos 35 países membros do conselho da AIEA, em uma proposta apresentada pelos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. A moção cita as “muitas falhas” do Irã em fornecer respostas completas sobre materiais e atividades nucleares não declaradas, o que “constitui descumprimento” das regras internacionais.


O documento também expressa forte preocupação com o crescente estoque de urânio enriquecido no país — suficiente para ser usado tanto na geração de energia quanto, potencialmente, na fabricação de armas nucleares.


O Irã classificou a resolução como “política” e respondeu com a promessa de abrir uma nova instalação de enriquecimento de urânio. O governo iraniano insiste que seu programa nuclear tem fins exclusivamente pacíficos e diz que jamais pretende desenvolver armas nucleares.


O temor internacional é que, além da escalada militar, o impasse nuclear leve o Oriente Médio a uma crise de grandes proporções, com risco de envolvimento de potências como Estados Unidos, Reino Unido e França, que já foram alertadas pelo Irã a não interferirem.


Confira a linha do tempo do conflito Irã x Israel – Junho de 2025


Quinta-feira, 12 de junho

  • Israel realiza ataque aéreo ao Irã, mirando infraestruturas nucleares.

  • Explosões em Teerã matam o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e o ex-chefe da Organização de Energia Atômica, Fereydoon Abbasi.

  • Israel decreta estado de emergência, antecipando represálias.

  • AIEA aprova moção histórica, afirmando que o Irã violou suas obrigações de não proliferação nuclear pela primeira vez em 20 anos.


Sexta-feira, 13 de junho

  • Irã dispara cerca de 100 mísseis contra Israel. A maioria foi interceptada, mas algumas explosões foram registradas em Tel Aviv, Jerusalém e outras cidades.

  • Mortos e feridos são confirmados em território israelense.

  • O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, declara que “Israel iniciou a guerra” e promete “duros golpes”.

  • Irã ameaça atacar bases dos EUA, Reino Unido e França caso tentem impedir seus ataques contra Israel.


Sábado, 14 de junho (manhã)

  • Troca de ataques continua em menor escala, mas com alertas de novos bombardeios.

  • Tensão global aumenta, com temor de que o conflito se transforme em guerra regional ou até mundial.

  • Nações Unidas, União Europeia e governos de diversos países pedem cessar-fogo imediato e abertura de negociações.


Situação Atual:

  • Clima de guerra no Oriente Médio.

  • Risco de escalada nuclear e envolvimento de potências ocidentais.

  • Irã promete avançar com seu programa nuclear, desafiando sanções internacionais.


Com informações da BBC News



Commentaires


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page