Megaoperação Ambiental em Cotia combate loteamentos clandestinos e aplica mais de R$ 46 mil em multas
- Fau Barbosa
- 18 de jun.
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 18 de junho, uma megaoperação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e o Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) Guarapiranga Sudoeste resultou em um duro golpe contra a ocupação irregular em áreas de proteção ambiental em Cotia.

Com foco no combate aos loteamentos clandestinos emCotia e na preservação da Mata Atlântica, a operação vistoriou 12 alvos previamente identificados e realizou ações de fiscalização em duas áreas críticas: Estrada da Nhambuca e Estrada da Barragem, ambas localizadas em regiões de vegetação nativa protegida.
Ao todo, foram lavrados:
11 Autos de Infração Ambiental (AIA)
8 Boletins de Ocorrência Ambiental
6 Termos de Vistoria Ambiental (TVA)
O valor total das multas aplicadas somou R$ 46.574,80, referentes a infrações como desmatamento ilegal e uso irregular do solo em área embargada.

Um dos flagrantes mais graves ocorreu na Estrada da Nhambuca, onde agentes encontraram pessoas instalando postes de energia elétrica de forma clandestina em uma área embargada. O grupo foi autuado, e o caminhão utilizado no transporte dos materiais foi apreendido e levado ao pátio conveniado. Além disso, 17 construções irregulares e inabitadas foram demolidas. Essas edificações haviam sido erguidas ilegalmente em área de Floresta Ombrófila Densa, um tipo de vegetação característico da Mata Atlântica, cuja supressão configura crime ambiental.

Para evitar o reingresso de ocupantes e impedir novas invasões, as equipes adotaram medidas físicas de contenção, como escavação de valas e colocação de manilhas nos acessos principais das áreas afetadas.

A operação mobilizou 8 viaturas e 17 policiais militares ambientais, além de agentes de diferentes órgãos que compõem o GFI Guarapiranga Sudoeste. A iniciativa reforça o papel essencial da fiscalização integrada no enfrentamento ao avanço irregular sobre áreas de mananciais e na proteção dos recursos hídricos da Região Metropolitana de São Paulo.
Comments