
Desde o dia 1º de fevereiro, a Zona Azul de Vargem Grande Paulista está suspensa por tempo indeterminado. Esse foi o anúncio feito pelo prefeito de Vargem Grande Paulista, Píter Santos, em suas redes sociais.
Píter informou que a medida ficará vigente até que a administração possa realizar um estudo técnico que encontre o melhor caminho para a Zona Azul.
Segundo ele, a nova administração não concorda com as cobranças indevidas e por isso suspendeu a cobrança temporariamente. O prefeito havia prometido durante sua campanha, reavaliar a Zona Azul no município.

Audiência Pública
Segundo Píter, será feita uma audiência pública com a participação da população e dos comerciantes, para procurar o melhor caminho para trabalhar com a Zona Azul.
A primeira audiência pública, aberta à população, ocorrerá no dia 18 de fevereiro. Já a segunda, focada nos comerciantes, acontecerá próximo dia 22 de fevereiro.
Revisão de contrato
Em uma reunião inicial com a empresa responsável pela gestão da Zona Azul, a prefeitura iniciou um estudo detalhado sobre a situação atual do serviço. Durante a análise do contrato, foi identificado um problema relacionado à falta de tempo de tolerância no estacionamento e à demarcação excessiva de vagas, que não segue as orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A revisão das condições do contrato levou à decisão de solicitar a suspensão do serviço por 30 dias, permitindo uma investigação mais aprofundada. Esse estudo irá determinar se a Zona Azul será extinta ou se passará por mudanças substanciais.
O prefeito também divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando a reunião com a empresa responsável. Segundo ele, durante a análise preliminar, foram encontradas irregularidades, como a excessiva quantidade de vagas de Zona Azul, que não são utilizadas de forma eficaz, limitando a disponibilidade de espaços para estacionamento nas vias públicas. Além disso, a sinalização de algumas dessas vagas também não está sendo aproveitada adequadamente pelos motoristas.
"Embora a Zona Azul seja uma fonte de arrecadação importante para o município, o impacto financeiro e de mobilidade está sendo avaliado. A Secretaria de Segurança e Trânsito observou que muitas das vagas demarcadas como Zona Azul não estão sendo efetivamente usadas, comprometendo a funcionalidade do sistema e o fluxo de veículos. A revisão do modelo visa resolver essas questões, garantindo um uso mais eficiente dos espaços públicos", ressaltou.
Caso o sistema de Zona Azul seja extinto, a Prefeitura se compromete a buscar alternativas para a organização do trânsito e o estacionamento nas áreas centrais da cidade. A decisão será tomada de forma democrática, com a contribuição da população, por meio das audiências públicas, e com o apoio de uma equipe técnica que envolverá profissionais do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança e representantes da empresa prestadora do serviço.
A Prefeitura também está avaliando a adoção de novos modelos de gestão de estacionamento, como a possibilidade de subsidiar a Zona Azul, sem repassar os custos para a população. No entanto, para garantir a legalidade da medida e evitar problemas com improbidade administrativa, a análise está sendo conduzida pelas equipes financeiras e jurídicas do município.
Segundo a Administração, a participação ativa da população é essencial para definir o futuro da mobilidade urbana em Vargem Grande Paulista.
Comments