top of page

Alvorada e shows marcam as comemorações dos 442 anos de Santana de Parnaíba


As comemorações começam às 6h com o repicar dos sinos na igreja Matriz e o toque da alvorada pelas ruas do centro histórico.


Santana de Parnaíba comemora, no próximo dia 14/11, seus 442 anos de fundação. A cidade é a segunda mais antiga da região metropolitana, sendo mais nova apenas que a Capital.


As comemorações terão início às 6hs com o repicar dos sinos na igreja Matriz, seguida pelo toque da alvorada, onde a banda percorre as principais ruas do centro histórico da cidade.

Em seguida acontece a missa de aniversário da cidade e um café caipira. A festa terá ainda shows de Mato Grosso e Matias e João Bosco e Vinícius, a partir das 19 horas no centro e ao final grande queima de fogos.


442 anos de história

Fundada em 1580, por Susana Dias, a cidade possui hoje uma população estimada em 145 mil habitantes (estimativas IBGE 2021) e é uma das cidades que apresentam o maior

desenvolvimento na região metropolitana de São Paulo, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,856.


Com 290 imóveis datados dos séculos 17 e 18, o centro histórico de Santana de Parnaíba, forma o maior conjunto arquitetônico colonial existente no Estado de São Paulo, o que a

coloca também como centro de atração turística.


Os imóveis foram tombados pelo tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) em 1982 e posteriormente restaurados, transformando a cidade em um centro turístico da grande São Paulo.


Futuro tecnológico

Atualmente a cidade possui uma educação totalmente municipalizada, que abriga mais de 35 mil estudantes da pré-escola até o ensino médio além de possuir unidades da Fatec e da Etec, assim como unidades de faculdades particulares.

Nos últimos anos a cidade tem investido na atração de empresas de TI e Datacenters, tendo 10 deles instalados ou em fase de instalação no município.


A cidade tem investido na formação de mão de obra voltada para o setor e na atração de novas empresas. Neste sentido estão sendo investidos R$ 50 milhões, de recursos próprio, na implantação de um Parque Tecnológico com uma área total de 100 mil metros quadrados, na região da Alphaville.


Dentro do projeto do Parque Tecnológico a Prefeitura de Santana de Parnaíba já implantou um Centro de Startup com capacidade de incubação de 60 empresas, sendo que cinco já estão instaladas no local. O Centro de Startup fica em uma área de aproximadamente 1 mil m², em uma área próxima do Parque Tecnológico.

65 visualizações

コメント


bottom of page