Uma das vítimas de roubo conseguiu fugir do porta malas onde era mantida refém.
Nesta segunda-feira, 2, cinco indivíduos suspeitos de participarem de dois roubos seguidos de sequestro foram presos, em Vargem Grande Paulista. Uma das vítimas conseguiu fugir do porta malas onde era mantida refém.
Os fatos
Por volta das 08h40 o Copom informou que havia um veículo Nissan Kicks prata, que estava abandonado em Vargem Grande Paulista. Segundo as placas, ele constava como produto de roubo em Cotia.
Veículo Nissan Kicks produto de roubo foi localizado abandonado.
Diante disso, uma viatura foi até o local e ao chegarem lá, os policiais receberam a comunicação do monitoramento, de que um veículo Virtus branco sem placas, não parava de rodear o quarteirão.
Nesse momento, esse veículo Virtus entrou na rua e o motorista, ao visualizar a viatura policial, saiu em disparada dando marcha ré. A viatura então saiu em perseguição ao veículo.
No meio do caminho, os indivíduos que estavam no Virtus abandonaram o automóvel e saíram correndo a pé, sendo perseguidos pelos policiais, que conseguiram alcançá-los e detê-los.
Ladrões abandonaram veículo e fugiram a pé, mas acabaram presos pela PM.
Durante a revista pessoal, foi encontrado no bolso do shorts de um deles, a chave do veículo Kicks, além de dinheiro e cartões de crédito em nome da vítima. No bolso do shorts do segundo indivíduo, também estavam cartões de crédito em nome da vítima proprietária do veículo Virtus. Os policiais e os indivíduos voltaram até o local onde estava o veículo Virtus, onde encontraram documentos pessoais da vítima.
O cativeiro
Os policiais indagaram sobre os demais autores do crime, e o indivíduo acabou confessando que havia utilizado uma arma que estaria em um local juntamente com os comparsas dele.
A vítima do sequestro esteve na delegacia de Vargem Grande Paulista, onde contou sobre o roubo. Os Policiais Civis tiveram conhecimento que o veículo Virtus, estava rodando em Vargem Grande Paulista, onde o rastreamento identificara que também estaria o veículo Nissan Kicks. Os policiais foram para o local onde encontraram com os policiais militares com os dois indivíduos ao lado do veículo Virtus sem placas.
Os Policiais Civis e Militares foram até a casa onde poderiam estar os comparsas, uma casa de portão verde e que estava com a porta destrancada. Havia um colchão no chão e parecia que ninguém morava nela, com aparência de cativeiro. Lá estavam outros três indivíduos que, ao perceberem a presença da Polícia, saíram correndo. Foi feito um cerco policial e os três acabaram sendo presos.
No cativeiro foram encontradas as duas placas do veículo Virtus, dois celulares da vítima e documentos de pessoas diversas, além de um simulacro de arma de fogo.
Documentos diversos, celulares e placas do veículo foram apreendidos no suposto cativeiro.
O roubo seguido de sequestro
A vítima contou à Polícia que por volta de 01h da manhã, trafegava com o veículo Virtus da empresa em que trabalha, quando próximo a sua casa, ao diminuir a velocidade para passar por uma lombada, foi interceptado por um veículo Nissan/Kicks, ocupado por mais de quatro indivíduos. Eles anunciaram o roubo e mediante ameaça exercida por arma de fogo, ordenaram que o motorista parasse e passasse para o banco traseiro, o que foi obedecido.
Os quatro indivíduos entraram em seu veículo e passaram a obrigá-lo a desbloquear seus telefones celulares, entregar cartões bancários e fornecer as senhas. A vítima ficou em poder dos indivíduos, que passavam por diversos lugares, inclusive parando em um posto de gasolina onde abasteceram os dois veículos. Depois de algum tempo, a vítima foi obrigada a ir para o porta malas, porém informou que ali estava cheio de pertences e não caberia, sendo ameaçado e agredido por um dos indivíduos.
Em seguida, a vítima foi jogada no porta malas e lá ficou por um bom tempo, enquanto os indivíduos passaram por lugares diversos. Em determinado momento, e percebendo que estavam em local movimentado, com semáforo, pois ouvia o barulho de freio de veículos grandes, a vítima conseguiu destravar a porta e saiu do veículo, correndo pela via, onde conseguiu pedir ajuda, indo para a delegacia.
Quanto às características dos autores do crime, conseguiu observar apenas o que estava manuseando os celulares e o notebook. O adolescente foi reconhecido como sendo um dos autores do crime, e estaria no banco do passageiro dianteiro, sendo o único que estava com o rosto descoberto, enquanto os demais utilizavam toucas ou máscaras.
Outra vítima
Durante o registro do boletim de ocorrência, uma outra vítima esteve na delegacia de Cotia, onde contou que, por volta da meia noite, estava com seu veículo Nissan/Kicks, que era locado, no estacionamento de uma farmácia, próximo ao terminal de Cotia, quando foi abordado por três indivíduos desconhecidos, um deles armado, que se aproximaram a pé e anunciaram o roubo.
A vítima foi obrigada a passar para o banco do passageiro traseiro e um dos indivíduos assumiu a direção de seu veículo, seguindo até as proximidades do Shopping no Tijuco Preto, onde foi liberado, tendo os roubadores levado seu veículo. Embora os indivíduos tenham chegado a pé, a vítima notou durante o caminho que estava sendo acompanhado por um veículo HB20 marrom.
Os cinco indivíduos, entre eles três menores de 17 anos, foram encaminhados ao DP de Vargem Grande Paulista, onde a Delegada Titular, Dra. Francini Imene Dias Ibrahim tomou ciência dos fatos, decretou a prisão dos dois maiores, representando pela sua Prisão Preventiva e também pela internação dos três menores.
O caso foi registrado em boletim de natureza "Roubo (art. 157) - Veículo § 2º, V - o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade § 2º, II - há concurso de duas ou mais pessoas § 2ºA, I - Se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; Extorsão (art. 158) - Pessoa o crime é cometido por duas ou mais pessoas (art. 158,§ 1º); Associação Criminosa (art. 288); Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos (244B) - L 8.069/90 - ECA - Caput; e Ato Infracional - Roubo (art. 157) - Veículo § 2º, V - o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade § 2º, II - há concurso de duas ou mais pessoas."
Atendeu a ocorrência a viatura M-33406 da equipe C da 4ªcia do 33ºBPM/M, com apoio das viaturas M-33389; M-33425; M-33413; e M-33450.
Comentarios