top of page

Após manifesto, imprensa comparece em sessão da Câmara de Cotia


Depois de fala polêmica, presidente da Casa de Leis permaneceu calado.

 

Por Fau Barbosa

Na manhã desta terça-feira, 22, vários jornalistas de veículos de Cotia e região estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal.

Após ter ameaçado a imprensa de processo, insinuando que os jornalistas teriam produzido "fake news" ao publicar o projeto inicial da taxa do lixo, o presidente da casa, vereador Celso Itiki, ignorou o manifesto repudiando sua fala e permaneceu calado durante toda a sessão. Documento foi assinado por 23 mídias e 3 jornalistas independentes.

No último dia 16 de setembro, o político finalizou a sessão ameaçando os jornalistas, dizendo que se não se retratassem, seriam punidos por fake news.

Leia a matéria completa AQUI.


Manifestações dos vereadores

O vereador Castor abriu a fala na tribuna, se solidarizando com a imprensa e destacando a importância do serviço prestado à população.

"Não podia deixar de registrar aqui hoje o meu apoio à imprensa local. Restringir o direito á informação e da liberdade de expressão é também violar os direitos do povo cotiano. A imprensa é fundamental em qualquer democracia", ressaltou, dizendo ainda que tem certeza que os vereadores da casa legislativa jamais irão tentar cercear o direito da imprensa.

O vereador Professor Osmar seguiu a mesma linha em defesa da liberdade de imprensa. “Essa casa de maneira nenhuma vai adotar um termo autoritário de querer repudiar a livre manifestação da imprensa. Isso não existe nesta casa.”

Edson Silva negou que o presidente da Câmara havia ameaçado censurar a imprensa, dizendo que a fala do presidente foi para quem propaga fake news.

Paulinho Lenha defendeu os meios de comunicação, porém enfatizou as mentiras publicadas nas redes sociais dizendo que elas prejudicam a democracia.

Na tribuna, o vereador Johny Santos insinuou que os meios de comunicação propagaram notícias falsas. “Quero deixar o meu repúdio em relação às fake news soltadas através dos meios de comunicação da nossa cidade. A verdade sempre vai vencer. Então, todos que propagam a verdade, eu quero parabenizar. Todos que propagam a mentira, fica o meu repúdio.”


União em foto histórica

Ao saírem da Câmara os jornalistas posaram para uma foto, mostrando a união da categoria em prol da liberdade de imprensa e da verdade.





69 visualizações
bottom of page