Autismo: Cotia terá Dia Azul e Sessão Azul de Cinema

Atualizado: 29 de mar.


Parceria entre a Prefeitura e o Shopping Granja Vianna terá dois dias de programação especial para autistas e suas famílias.


No próximo dia 2 de abril é comemorado o aniversário de 166 anos de Cotia e também é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Por meio de uma parceria com o Shopping da Granja Vianna, Cotia terá programação especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 2, e Sessão de Cinema Azul para autistas e suas famílias, no dia 3.


Para acompanhar a Sessão Azul basta comparecer ao Fundo Social de Cotia (av. Benedito Isaac Pires, 35 - 4º andar), nos dias 30 e 31, das 9h às 17h, para retirar o ingresso. A sessão será exclusiva para cadastrados no CIPTEA e familiares.


Para essa realização, líderes de equipes do Shopping passaram por capacitação promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, de Desenvolvimento Social e da Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Saúde (departamento de Saúde Mental) e Educação e serão multiplicadores locais.

A capacitação foi ministrada pela especialista em neurodesenvolvimento e professora da Universidade Mackenzie, Nádia Giaretta, nos dias 24 e 25/03. No dia 24 para os líderes do Shopping – representantes de diversos setores como segurança, limpeza, atendimento, cinemas, restaurantes e outros – e no dia 25 para microempresários e comerciantes de toda a cidade, no auditório do Paço Municipal.

“Em mais de 20 anos trabalhando com autismo nunca ministrei uma palestra para o comércio. Cotia está de parabéns”, disse, reconhecendo o protagonismo da Cidade neste sentido e em muitas outras ações voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Durante as suas palestras, nos dois dias de capacitação, Nádia destacou a importância do acolhimento inclusivo em todas as esferas de atendimento. “Não existe receita [para o atendimento], quando as coisas acontecerem a gente tem que estar pronto para agir. A ação passa, por exemplo, por uma simples pergunta para uma mãe com filho autista em crise: ‘como posso ajudar?’”, alertou.

“Autismo é um assunto que interessa e preocupa muito o poder público, porque temos cada vez mais diagnósticos e a gente precisa do engajamento de todos e da capacitação porque tem muita coisa que a gente ainda não sabe como lidar. Queremos que vocês sejam multiplicadores de tudo que aprenderem aqui”, disse Ângela Maluf, vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher.


Rodrigo Souza, diretor de marketing do Shopping Granja Vianna, comemorou a parceria com a Prefeitura e a oportunidade de levar conhecimento para os colaboradores. “Fiquei muito feliz com esta oportunidade, estamos sempre à disposição. Este é um espaço democrático e tem que ser acessível para todos. Fundamental sabermos receber todas as famílias”, disse.


A programação completa do Fim de Semana Azul no Shopping Granja Vianna e instruções para participação serão divulgadas nos próximos dias.

52 visualizações