Barueri: Cultura abre inscrições para selecionar alunos dos cursos do Núcleo de Teatro


Criado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri em dezembro de 2021, o Núcleo de Teatro de Barueri abre inscrições para a seleção de novos alunos a partir da segunda-feira, dia 14. São 60 vagas oferecidas com inscrições pela internet, que podem ser feitas até o dia 2 de março no Portal da Prefeitura de Barueri, onde estão o formulário e o edital com as informações sobre o processo seletivo.


Para ingressar no Núcleo de Teatro de Barueri o candidato deverá estar estudando ou ter concluído o Ensino Médio e ter entre 15 e 50 anos. Os cursos são divididos em módulos: Atuação (sistema Stanislavski) e (Teatro Épico); Teatro Dramático; Direção Teatral; e Estágio (necessário para solicitação do DRT, o registro profissional). O candidato só poderá se inscrever para um único curso.

Os cursos terão duração de dois anos e meio e quatro anos, dependendo do módulo, com aulas no período noturno (das 19h às 22h15) e aos sábados (das 9h às 15h30). O estudante que desejar solicitar o DRT profissional de ator (Estágio) terá de ter concluído todos os módulos.


A seleção dos candidatos para o ingresso no Núcleo de Teatro de Barueri será feita em duas etapas: Avaliação Específica – Criação: propostas práticas de criação em teatro, e entrevista individual ou em grupo.


O resultado da seletiva contendo os nomes dos aprovados e suplentes será divulgado no dia 9 de março e as aulas começarão no dia 14.


Para se inscrever o candidato deverá enviar para o e-mail cultura.nucleodeteatro@barueri.sp.gov.br os seguintes documentos: formulário de inscrição para o Núcleo de Teatro de Barueri 2022 devidamente preenchido, um documento de identidade com foto (RG, Carteira de Identidade Profissional, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro ou Carteira Nacional de Habilitação), no formato JPEG ou PDF (foto nítida ou digitalizada).


Qualificação profissional Após criar os Núcleos de Dança, Música e agora o de Teatro, o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, ressaltou o nível de qualificação profissional dos cursos. “O Núcleo de Teatro é mais uma conquista para a Cultura, a cidade ganha outra opção de curso artístico com alta qualificação profissional”.


O objetivo do Núcleo é gerar acesso gratuito e oferecer uma formação qualificada aos jovens atores, além do conhecimento de fundamentos teóricos e práticos de atuação e outras modalidades das artes cênicas de forma continuada do 1º ao 5º módulo, bem como o desenvolvimento do senso crítico, a consciência de que serão capazes de colaborar com a cena de arte e cultura onde estiverem inseridos e agir de maneira responsável na sociedade.

18 visualizações