Barueri implanta o Programa Vizinhança em Guarda


A cidade de Barueri, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), com implementação da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou o Programa Vizinhança em Guarda (PVG).


O programa, baseado na Lei nº 2.920, de 5 de maio de 2022 , tem como objetivo aumentar a percepção da sensação de segurança, a partir da predição e prevenção de delitos, com a finalidade de inferir positivamente na qualidade de vida dos cidadãos.


O PVG começou a ser implantado na Vila do Conde, na manhã seguinte à reunião realizada entre GCMs, policiais militares e representantes da comunidade.


O programa é ainda um conjunto de medidas destinadas a conscientizar pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar as ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam.

Antes de ser implantado na Vila do Conde, o PVG foi também apresentado a instituições como a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barueri), Business Week, empresas como a Sabion e para moradores do Parque Viana.


Reunião de implantação A reunião foi conduzida pelo diretor do Gabinete de Tecnologia da Informação e Telecomunicação da SSUDS, major da reserva Luiz Humberto Caparroz, que esteve com os moradores da Vila do Conde para orientá-los e tirar dúvidas sobre o PVG.


De acordo com o major Caparroz, a célula mater do PVG é a voluntariedade. “Não existe vizinhança em guarda se não for pela vontade das pessoas em participar de uma gestão de colaboração pela segurança na criação de rede protetiva entre vizinhos em conjunto com os órgãos de segurança. Temos a certeza de que o programa dará certo em Barueri pela experiência já existente em outros lugares”, disse.


Caparroz falou sobre a teoria da desordem física, que relaciona o crime às características físicas das localidades, como prédios degradados e lotes vagos. Explicou ainda a teoria da desorganização social, que se refere à incapacidade da comunidade de integrar valores comuns de seus residentes em manter um efetivo controle social.

41 visualizações