top of page

Barueri recebe o selo ambiental A3P


Na última sexta-feira, dia 9, o município de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), recebeu do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal, a certificação ambiental denominada Selo A3P.

Esse programa tem a função de estimular a implementação de práticas sustentáveis em diversos níveis da administração pública e é composto por cinco eixos. São eles:

  • Uso racional dos recursos naturais e bens públicos.

  • Gestão adequada dos resíduos gerados.

  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho

  • Sensibilização e capacitação dos servidores

  • Licitações sustentáveis

Hoje, o foco da municipalidade é reduzir o consumo de recursos naturais, como energia elétrica e água reduzindo consideravelmente o uso de itens como copos descartáveis e papel. Para isso, em novembro de 2021 cerca de 80 servidores da Sema foram capacitados para tornarem-se multiplicadores na orientação do uso racional desse tipo de item em todos os órgãos da municipalidade.

“Esse tipo de consumo é realizado na prefeitura toda e a ideia é consolidar o trabalho em nossa secretaria depois ir expandindo aos demais órgãos do município”, explica Geovane Bassan, da Sema.

Ao final de 2022, as informações obtidas durante todo o ano, serão comparadas a 2021 e analisadas pela esfera federal para que essa certificação seja obtida novamente.


Participação no Programa

Barueri já adere ao programa desde setembro de 2019, pois acredita que essas ações dentro e fora da administração pública são primordiais para a redução do impacto ambiental, além de gerarem economia aos cofres públicos.



18 visualizações

Comments


bottom of page